quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Ex-ministro da Fazenda é preso em nova operação da Lava-Jato

Na manhã desta quinta-feira (22) o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, acabou preso em nova operação da Lava-Jato. Ele foi preso no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde acompanhava a mulher. A nova fase da operação foi batizada de ‘Arquivo X’. São cumpridos 49 mandados, sendo 33 de busca e apreensão, oito de prisão temporária e oito de condução coercitiva.

Aproximadamente 180 policiais federais e 30 auditores fiscais estão cumprindo determinações judiciais da 34ª fase da Lava-jato nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
Segundo a PF, essa nova fase investiga a contratação pela Petrobras de duas empresas para a construção de duas plataformas, a P-67 e a P-70.

Foi verificado que em 2012, o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria atuado diretamente junto ao comando de uma das empresas para negociar o repasse para pagamento de dívidas de campanha de partido político. Os valores teriam como destino pessoas já investigadas na Lava-jato e que atuavam na propaganda de campanhas.

São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, fraude em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro. O nome ‘Arquivo X’ dado à operação é uma referência a um dos grupos empresarias investigados e que tem como marca a colocação e repetição do ‘X’ nos nomes das pessoas jurídicas integrantes do seu conglomerado empresarial.

– Publicidade –

Outros destaques