sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Ex- prefeito suspeito de agiotagem se apresenta à polícia

Raimundo Nonato Sampaio estava foragido e se apresentou nesta quinta-feira (7), na Superintendência de Investigações Criminais (Seic).

 

 

São Luís – O ex-prefeito de Zé Doca, Raimundo Nonato Sampaio, se apresentou espontaneamente à comissão que investiga a agiotagem e o desvio de recursos públicos no Maranhão. O suspeito estava foragido desde o início da semana, quando foram presos os prefeitos de Marajá do Sena e Bacuri e o ex-prefeito de Marajá do Sena, Perachi Roberto Moraes. Segundo a Polícia e o Ministério Público, a quadrilha pode ter desviado mais de R$ 100 milhões.

 

Leia também:

 

Prefeitos são detidos suspeitos de agiotagem;

Mais de 42 prefeituras estão sendo investigadas em caso de desvio de verba pública;

 

Desde o início desta fase da operação, foram cumpridos 20 mandados, sendo cinco de prisão temporária, 12 de busca e apreensão e três de condução coercitiva. Vinte veículos de luxo, computadores e vários cheques assinados pelos prefeitos foram apreendidos pela Polícia Civil do Maranhão e o Grupo de Atuação Especial no Combate a Operações Criminosas do Ministério Público.

 

O esquema

As investigações mostram que empresas de fachada foram montadas por empresários (agiotas) para receber contratos milionários com prefeituras do Maranhão. Os agiotas emprestavam dinheiro aos candidatos e, quando eleitos, serviços de transporte escolar e alimentação eram firmados com essas empresas para o pagamento dos empréstimos feitos durante as campanhas.

– Publicidade –

Outros destaques