Segundo Pesquisadores da Universidade de Utah, EUA, um casal que se une no matrimônio entre os 28 e 32 anos de idade têm poucas chances de se divorciar (pelo menos nos primeiros cinco anos de união). Para chegar à conclusão, o sociólogo e condutor do estudo, Nick Wolfinger, reuniu dados de 2006 a 2010 e 2011 a 2013 da Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar norte-americana.
Analisando os números, Nick percebeu que a probabilidade de uma separação dentro desta faixa etária é a mais baixa. Antes disso, existem dois empecilhos que impedem o sucesso na vida a dois.
O primeiro é a maturidade. Entre os 28 e 32 anos, as pessoas normalmente têm a idade suficiente para entender se realmente querem dividir a vida com alguém ou se estão apenas sendo ludibriadas pelos hormônios.
O segundo ponto é que, quem está nesta faixa etária, geralmente já fez escolhas e assumiu responsabilidades. É uma idade em que a estabilidade financeira é suficientes para apoiar o parceiro em dificuldades e não gerar tanto atrito.
Já aos que se unem depois dos 32 anos, a chance de divórcio aumenta cerca de 5% a cada anos. Isso é ocasionado porque as pessoas acima desta idade já estão com hábitos de vida estabelecidos e são mais difíceis de aceitar pequenos ajustes no estilo, objetivos e higiene pessoal que o casamento requer.
Além disso, ex-maridos, filhos de outros relacionamentos são uma constante para este grupo, que precisam dividir tempo e recursos, dificultando ainda mais a nova relação.