sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

“Festa da Música no Maranhão” chega a sua quarta edição com programação variada

A “Festa da Música no Maranhão” já se tornou um dos projetos mais representativos do segmento musical no Estado. O projeto se destaca por promover um encontro de gerações e um resgate histórico, reconhecendo o trabalho daqueles que fizeram e fazem a música acontecer. Em sua quarta edição, a FMM22 vai acontecer dias 09, 11 e 12 de novembro, em São Luís. A Festa contempla oficinas, lançamentos, a noite do “Prêmio Papete” e uma programação para o público na Concha Acústica da Lagoa, que inclui os shows da “FMM Orquestra” com cantores e músicos maranhenses e de Lenine e Bruno Giorgi.

O projeto tem a apresentação do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, SECMA/Governo do Maranhão e o apoio da Cervejaria Dona, Capotira Cachaça e Rádio Nova FM. Com realização da Interart Produção Criativa e Secretaria Especial da Cultura.

Prêmio Papete 2022 – Homenagem Alcione

O “Prêmio Papete” representa um importante momento de valorização e resgate da memória musical na programação da Festa. O prêmio que faz uma justa homenagem a “Papete”, um desbravador da música e da cultura popular no Maranhão, reconhece e reverencia o trabalho daqueles que vieram ao longo dos anos abrindo caminhos, ao tempo que faz uma conexão com a cena atual da música brasileira, destacando não só o trabalho de novos artistas, grupos e banda, como projetos e iniciativas de valorização e fomento da música no Maranhão.

A cantora Alcione que está celebrando 50 anos de carreira será a homenageada especial da Festa por meio do “Prêmio Papete 2022”. Será apresentado um show especial com a “FMM Orquestra” e a participação de grandes artistas, com sucessos que fizeram parte da carreira da cantora. Alcione recebeu a homenagem das mãos dos produtores da Festa, Emanuel Jesus e Ellen Soares, acompanhados do maestro e curador do prêmio Zé Américo Bastos. A artista não participará presencialmente esse ano, mas é atração confirmada na edição da 2023.
Serão mais de trinta homenageados que receberão esse mérito cultural, dia 11 de novembro, em uma noite celebrativa, que contará com a presença dos homenageados, artistas, imprensa e convidados. A estatueta do prêmio traz a assinatura do artista plástico Eduardo Sereno.

A curadoria do prêmio é formada pelo cantor, compositor e produtor Josias Sobrinho, Zé Américo Bastos, maestro, arranjador e acordeonista, e dos jornalistas, radialistas e pesquisadores musicais Gilberto Mineiro e Pedro Sobrinho.

Oficinas no Estaleiro Escola

A FMM também traz um viés sociocultural e contempla crianças e jovens do Sítio Tamancão, por meio da realização de oficinas musicais no Estaleiro Escola. A programação acontece dia 09 de novembro com as oficinas “Ritmos Maranhenses “Rufar dos Tambores”, ministrada por Luiz Cláudio Farias (percussionista, pesquisador e produtor musical), oficina Arte em Cêramica “Maricotas Musicais” com Vitória Rodrigues (Artesã ceramista e educadora) e oficina “Fabricação de eco instrumentos com materiais recicláveis” com Ricardo Wayland (professor de música e luthier).

Concha Acústica da Lagoa

No dia 12 de novembro o público vai conferir uma programação especial na Concha Acústica “Reinaldo Faray” com o show da “FMM Orquestra” e convidados, e de Lenine e Bruno Giorgi, que apresentam o show da turnê Rizoma. A programação começa bem cedo, às 17h, na área externa da Lagoa com a “Vila da Música” com atrações instrumentais e praça de alimentação. Se apresentam nesse espaço, Zé Cláudio do Sax, Quarteto Lussaray, Quarteto Crivador e Aconselho_Djs.

No palco interno da Concha, às 20h30 será apresentado um show especial da “FMM Orquestra” com um grande time de cantores e músicos maranhenses formado por Anastácia Lia, Millena Mendonça, Israel Dantas, Gerude, Célia Maria, Alessandra Queiroz, Hagahele, Eliesio do Acordeon, Emmanuel Ferraro, Vinaa, Tiago Fernandes e Victor Hugo (Argumento). No repertório, releituras de sucessos que marcaram os cinquenta anos de carreira da nossa Marrom Alcione. O show é uma verdadeira celebração da música, com o encontro de artistas e músicos de diferentes gerações e vertentes musicais. Os arranjos e direção tem a assinatura musical de Israel Dantas e a direção geral de Emanuel Jesus.

Show “Rizoma” – Lenine e Bruno Giorgi

Reencontro, cumplicidade e conexão musical. O cantor e compositor Lenine e o músico e produtor Bruno Giorgi são os artistas convidados da quarta edição da FMM22.

Pai e filho brindarão o público, às 22h, com um show da turnê “Rizoma” que traz múltiplas sonoridades com inéditas e grandes sucessos da carreira do artista vencedor de dois Grammy Latino.

De acordo com os filósofos pós-modernos Gilles Deleuze e Felix Guattari, “rizoma” é a possibilidade de abertura do pensamento, o que remete à expansão das raízes de uma planta. As narrativas não são cronológicas ou contínuas – elas sofrem interrupções e se abrem em múltiplas direções, criando novos pontos de conexão em uma história. Não à toa, Lenine e Bruno Giorgi tomaram o conceito como inspiração para batizar a nova turnê. Rizoma, neste caso, o show, serve como uma plataforma para que o duo compartilhe com o público versões que ajudam a mostrar o lado artístico de ambos, formando uma teia diversificada de caminhos musicais.

As pulseiras de acesso à parte interna da Concha serão trocadas por 2Kg de alimentos não perecíveis para a “Campanha Solidária da FMM22”. A programação completa você acompanha no site: www.festadamusicama.com.br

– Publicidade –

Outros destaques