terça-feira, 16 de abril de 2024

Fies E Enem abrem as portas para uma educação de excelência em faculdades e universidades de prestígio

Em um cenário educacional cada vez mais competitivo e dinâmico, a busca por qualidade no ensino superior se torna uma prioridade para estudantes em todo o Brasil. Neste contexto, programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o uso estratégico da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgem como alternativas viáveis e promissoras para abrir as portas das faculdades de excelência e democratizar a educação superior.

O FIES, programa do Governo Federal, tem se consolidado como um mecanismo fundamental para estudantes que sonham com um diploma de nível superior, mas enfrentam dificuldades financeiras. Ao oferecer financiamento a juros baixos, o FIES possibilita que milhares de jovens ingressem em instituições de ensino superior privadas, que muitas vezes lideram rankings de qualidade educacional.

Entre os benefícios do FIES, além de democratizar o acesso de alunos à educação superior de qualidade; ainda há a questão da flexibilidade financeira. O programa oferece condições de pagamento que se ajustam às realidades econômicas dos estudantes, tornando a educação superior mais acessível. E mais,
trata-se de um verdadeiro investimento no futuro, uma vez que a formação em uma instituição de renome abre um leque de oportunidades profissionais, elevando o potencial de empregabilidade e crescimento na carreira.

Já o ENEM é muito mais do que um exame; é um verdadeiro passaporte para o ensino superior. Universidades em todo o país utilizam a nota do ENEM como critério de seleção, seja em programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), seja em processos seletivos próprios. Com uma boa nota no ENEM, estudantes podem se candidatar a diversas universidades, aumentando suas chances de serem admitidos em uma instituição de prestígio. O exame também é um elemento chave em políticas de inclusão, permitindo que alunos de escolas públicas ou de baixa renda disputem vagas em universidades de elite. E para conseguir uma boa nota no ENEM é fundamental foco e dedicação no estudo, além de estratégia: Entender a estrutura da prova e dedicar-se a uma preparação consistente são essenciais para alcançar uma pontuação elevada. Quem já passou por essa experiência garante que compensa todo o sacrífico.

A aluna do curso de Odontologia do Centro Universitário UNDB Ana Beatriz Cantanhede tem 22 anos e está atualmente entrando no oitavo período. Ela sempre sonhou em cursar Odonto e entrou na UNDB no segundo semestre de 2020 usando a sua nota no ENEM. E ainda aproveitou a oportunidade de conseguir uma bolsa com desconto na mensalidade, além do financiamento via FIES:

“A UNDB estava no top das minhas opções. Eu fiz 738 pontos no Enem e consegui entrar na UNDB sem precisar fazer vestibular, e ainda consegui desconto. Fiquei muito feliz e foi compensador após uma rotina puxada de estudos. Eu estudava em casa pela manhã e a tarde na escola, só fiz um curso extra de redação. Já estou quase conseguindo realizar meu sonho completo, que é o de ser uma profissional respeitada e renomada, me destacar no mercado, passar em bons concursos e ter um bom salário. E mais que um sonho, sinto que a UNDB de fato está me preparando muito bem para alcançar esses objetivos” declara a acadêmica.

Ela ressalta a importância de ter escolhido uma instituição de alta qualidade; e mesmo fazendo uso do financiamento do FIES, Ana Beatriz está super convicta de que valeu a pena:

“O FIES é muito importante pois a Odontologia é um curso de custos altos, além da mensalidade tem ainda despesas com materiais semestralmente e realmente, o financiamento é de grande ajuda para muitos alunos, como foi para mim” completou Ana Beatriz.

A aluna está muito satisfeita por ter escolhido a UNDB, instituição na qual ela encontrou muitos diferenciais que compensam todo o investimento e a preparam com teoria e prática consistentes para atuar no mercado de trabalho em breve, com muita segurança e competência:

“Senti os diferenciais do curso de Odontologia da UNDB desde o primeiro semestre. Em muitas instituições a grade do curso no início é bem básica, somente com disciplinas como Anatomia, Fisiologia e Histologia. Mas na UNDB a gente já é inserido também na parte clínica, com a oferta de disciplinas como Biossegurança e Saúde Coletiva” enfatiza Ana Beatriz.

Ela conta que começou a clinicar já no quarto período do curso e essa prática faz toda a diferença em sua formação profissional:

“A prática é muito importante. Eu faço estágios em UBS´s e sou da Liga Acadêmica de Odonto Pediatria LACOPE; isso já expandiu totalmente o meu leque de visão e de conhecimentos. Antes eu tinha uma visão muito limitada; hoje eu sei que a Odontologia é muito mais que cuidar de dentes” explica ela.

A aluna fez questão de frisar outro diferencial que ela considera fundamental em sua formação que é oferta de disciplinas optativas, com áreas complementares muito importantes para sua melhor atuação futura:

“Acho um grande diferencial da UNDB nos ofertar essas disciplinas optativas que são todas muito relevantes e atuais para atuarmos no mercado de trabalho. A gente tem Marketing Aplicado à Odonto, algo que todos os profissionais precisam saber; Gestão, que é muito válido para saber gerir com seu próprio consultório; Libras, que é uma matéria fundamental para sabermos nos comunicar com todos os pacientes de forma inclusiva. Outra matéria optativa importante é a Fotografia na Odontologia, que vai nos ajudar a promover o nosso trabalho com registros científicos para serem publicados em revistas e publicações, ou para usarmos esse material na ilustração de redes sociais e aulas para quem optar pela docência na área. E temos ainda disciplinas como Laserterapia, que é uma especialidade nova na odontologia reconhecida pelo CFO e CRO; DTM e Harmonização Orofacial (Hof), que são matérias novas e que só na UNDB já estão sendo lecionadas. Com tudo isso, me sinto realmente bem preparada para atuar na Odontologia, de forma eficiente e realizando todos os meus sonhos de estudar para me destacar na minha futura profissão” finalizou Ana Beatriz Cantanhede.

Vale lembrar que a UNDB é o oitavo melhor Centro Universitário do Brasil segundo o ranking IGC/MEC. E oferece descontos de até 50% em todos os cursos da instituição (exceto para Medicina) ao longo de toda a graduação, para quem optar por entrar usando a nota do ENEM. Os interessados podem checar os descontos oferecidos em: undb.edu.br/enem.

E tem ainda uma novidade importante: Os cursos da área da saúde de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição agora também estão com turmas no turno Noturno, para aqueles que precisam conciliar o trabalho diurno com os estudos. Qualidade acadêmica com flexibilidade e economia é na UNDB.

SERVIÇO / PASSO A PASSO ENTRAR NA UNDB COM A NOTA DO ENEM:

Entre no site www.undb.edu.br/enem
Faça seu cadastro
Adicione sua nota do ENEM para calcular o desconto (exceto para Medicina)
Entre em contato pelo Whatsapp para agendar sua matrícula

– Publicidade –

Outros destaques