Declaração foi feita antes de café da manhã com imprensa estrangeira
“Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara”. Nunca uma frase foi tão direta e polêmica na relação política do presidente Jair Bolsonaro com opositores. A declaração acima foi dita pelo presidente ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nesta sexta-feira (19), pouco antes de um café da manhã no Palácio do Planalto, em Brasília, servido a jornalistas da imprensa estrangeira. Bolsonaro havia acabado de se sentar à mesa.
A fala foi registrada por uma câmera da TV Brasil, que cobria o evento oficial. Ao longo do dia, o vídeo viralizou nas redes sociais e provocou reação por parte dos governadores dos estados do Nordeste. “Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República”, responderam os governadores em carta pública divulgada no mesmo dia. Eles cobram explicações, mas a assessoria do Palácio do Planalto informou que não vai se pronunciar. Vale lembrar, que Bolsonaro tem um encontro marcado com nordestinos nas próximas semanas. Ele deve vir a São Luís na primeira quinzena de agosto, quando será entregue a etapa de requalificação da Rua Grande, obra financiada pelo IPHAN, órgão federal.
O governador Flávio Dino, citado sem mencionar nome na fala, também reagiu forte à declaração. “Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de ‘paraíba’ e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição”, disse o governador em publicação nas redes sociais. Flávio garantiu que, mesmo diante do episódio, irá “continuar a dialogar respeitosamente com as autoridades do governo federal e a colaborar administrativamente no que for possível”.
Quem vive ou nasceu na Região Nordeste também se indignou com as palavras do presidente da República. “Viva o NORDESTINO, Viva o MARANHÃO!”, disse uma internauta. “Se pra Bolsonaro vc é ruim é a maior prova do seu bom caráter”, disse outra internauta.
Pessoas de outras regiões também repudiaram a fala de Bolsonaro e saíram em defesa do Nordeste. “Sou paulistano, mas como muitos q nasceram aqui tenho o nordeste no sangue que trago dos meus antepassados, tenho muito orgulho disso e amo o Nordeste!”, comentou um homem em postagem de Flávio Dino.
O governador do Maranhão disse que espera um posicionamento do Palácio do Planalto sobre o assunto. Caso continuem a ignorar o que aconteceu, Flávio Dino pode ir à Procuradoria-Geral da República contra Jair Bolsonaro pelo crime de racismo.
Os governadores do Nordeste receberam “com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais”. Abaixo, segue íntegra da carta:
“Carta dos Governadores do Nordeste
19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.”