FMRB lança a exposição “Lençóis Poéticos: A Invenção da Paisagem”, de Joel DuMara

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promove, nesta quinta-feira (2), a abertura da mostra “Lençóis Poéticos: A Invenção da Paisagem”, do artista plástico maranhense Joel DuMara. Com curadoria de Carlos Dimuro, a coleção de 18 obras em acrílica sobre tela transcende os limites do convencional, fazendo o visitante mergulhar em um universo de sentidos e percepções.
De posse de uma grande sensibilidade poética e visual, DuMara tem como fonte de inspiração a poesia, literatura, cinema e música. É possível perceber também, uma forte influência do Impressionismo, do Surrealismo e do Fauvismo em sua obra. “O artista rompe com o sentido original das representações. Em sua pintura, as águas se transformam em borboletas, enquanto solos arenosos desfilam corpos femininos”, afirma o curador Carlos Dimuro, descrevendo a experiência proporcionada pela exposição
Além de uma imersão visual, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar nas palavras poéticas do próprio curador, com a leitura do poema “Lençóis”, conduzida pela interpretação única e incomparável de Fernanda Montenegro. A abertura será marcada ainda com uma performance envolvente de um bailarino que se se apresentará ao som de “Lençóis” de Salgado Maranhão, interpretado na voz poderosa da cantora Alcione.
“Lençóis Poéticos: A Invenção da Paisagem” se faz como um convite para explorar os limites da imaginação e da criatividade. A exposição ficará aberta para visitação de segunda a sexta, das 08h às 17h30, aos sábados das 9h às 17h e, aos domingos das 9h às 13h. A entrada é gratuita!

– Publicidade –

Outros destaques