A população registrou o Sol Vermelho fora do normal em São Luís/MA
No último domingo (25), moradores em São Luís registraram uma cor vermelha no sol durante o entardecer. Como práticas, as pessoas gostam de aproveitar esse momento de entretenimento para fazer foto e postar nas redes sociais, ou até mesmo guardar para recordação, mas só que dessa vez, perceberam algo de anormal pela intensidade da cor. Os cientistas explicaram que esse fenômeno é causado por partículas finas na atmosfera, como poeira, fumaça ou até mesmo poluentes, que dispersam a luz solar de uma forma que privilegia as cores avermelhadas do espectro.
Portanto isso tem haver com a constante queimadas que ocorreram na Amazônia e no Cerrado, cujas partículas de fumaça foram levadas pelo vento até a capital do Maranhão. Esses incêndios, comuns nessa época do ano devido à estação seca e às práticas de desmatamento, podem lançar uma grande quantidade de material particulado na atmosfera, alterando a coloração do sol quando ele está próximo do horizonte.
Além do aspecto visual impressionante, esse tipo de fenômeno também serve como um lembrete dos impactos ambientais das queimadas e da necessidade de preservar o meio ambiente.