No início da tarde desta quinta-feira (8), o novo papa foi escolhido. Por volta das 13h a fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina para indicar que os cardeais chegaram a um consenso no Conclave para escolher o sucessor de Francisco
Nessa quarta-feira (7), no primeiro dia do conclave, ocorreu a primeira votação dentre os 133 cardeais que precisam escolher um nome com apoio de pelo menos dois terços dos votos, o equivalente a 89 votos.
Cerca de 15 mil pessoas se reúnem na Praça de São Pedro à espera da fumaça branca que anunciará o novo líder da Igreja católica, que congrega 1,4 bilhão de membros.
Pós-escolha do novo papa
Após a escolha do novo papa, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, irá à varanda central da Basílica de São Pedro para anunciar as palavras “habemus papam”.
Após alguns minutos do anúncio, o novo pontífice deve aparecer para a multidão na Praça de São Pedro e fazer uma primeira oração.
A primeira missa do novo papa deverá ser em até cinco dias.
O Conclave iniciou nessa quarta-feira (7), na Capela Sistina. O Conclave reuniu 133 cardeais para a escolha do novo papa.
Conclave do Papa Franscico também durou 2 dias
A média dos últimos quatro Conclaves variou entre dois e três dias, assim como a escolha do novo pontífice que irá substituir o papa Francisco.
Quando o papa Francisco foi eleito, a votação durou também apenas dois dias, em março de 2013.
Naquele ano, os cardeais votantes foram convocados para a eleição em fevereiro, logo após a renúncia de Bento XVI.
O conclave que elegeu o argentino Jorge Mario Bergoglio começou no dia 11 de março e durou até o dia 12.