quarta-feira, 22 de maio de 2024

Gabriel Furtado é reeleito defensor-geral do Estado do Maranhão

O atual defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, foi reeleito na última sexta-feira, 05. O atual gestor concorreu como candidato único e obteve 136 votos. Embora não tenha formação de lista tríplice, o nome do candidato eleito será encaminhado ao governador para apreciação e nomeação.

Gabriel Furtado, que conduz a DPE-MA desde 2022 após receber a maior parte dos votos dos seus pares, teve como carro-chefe do 1º mandato o combate ao sub-registro no Maranhão, por meio das ações do Plano Institucional de Erradicação do Sub-Registro de Nascimento, que foi lançado ainda durante os primeiros meses de mandato. O Plano tem como um dos pilares ações itinerantes com o suporte das unidades móveis da Defensoria, em especial a Carreta dos direitos, que realizaram cerca de 26 mil atendimentos nos últimos dois anos.

Além do Plano, a gestão do defensor também foi marcada pela continuidade do projeto de expansão ‘verde’ da DPE-MA com a entrega de 15 novos econúcleos e 45 Salas Verdes. Reconhecidos e premiados nacionalmente, os econúcleos são unidades modulares modernas, construídas a partir dos pilares da sustentabilidade, economicidade e responsabilidade social, utilizando em sua instalação a mão de obra carcerária.

“Ter a oportunidade de continuar trabalhando para ampliar o acesso gratuito à justiça em todo o Maranhão não é gratificante somente do ponto de vista profissional. É recompensador, sobretudo, porque vemos o nosso ofício levar política pública, dignidade, qualidade de vida e justiça social a milhares de maranhenses, tirando muitos desses da matriz da invisibilidade”, pontua Gabriel Furtado.

Carreira na Defensoria

Antes de assumir o posto máximo da DPE-MA, Gabriel Furtado, que já atua como defensor público estadual há 15 anos, também se destacou como titular dos Núcleos Itinerante (atual Núcleo de Direitos Humanos), de Defesa da Criança e do Adolescente e do Consumidor. O trabalho em diversas frentes rendeu, ainda, o cargo de subdefensor público-geral do Maranhão, entre os anos de 2018 e 2022.

Outras iniciativas também marcaram a carreira do defensor, como o feito de meio milhão de atendimentos realizados pela DPE-MA em 2023, e os mais de 20 mil Km rodados pela Carreta dos Direitos, levando direitos a milhares de maranhenses.

A acessibilidade e a inclusão também foram pautas contempladas na gestão de Furtado. O atual líder implantou a Central de Libras na instituição em benefício dos assistidos surdos de todo o Maranhão e segue desenvolvendo a Política Interna de Acessibilidade, por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola de Cegos de São Luís e sociedade civil.

– Publicidade –

Outros destaques