A nutrição é uma das etapas do cronograma capilar e devolve os lipídios perdidos com as agressões do dia a dia. Para as cacheadas e crespas, que sofrem com o ressecamento natural dos fios, o tratamento é muito indicado, que pode ser feito com uma máscara nutritiva ou uma umectação. Na segunda opção, basta escolher um óleo vegetal da sua preferência, mas, se quiser dar uma incrementada, alguns ingredientes podem te ajudar. Já ouviu falar em umectação com gengibre? Confira os benefícios e o passo a passo dessa receita!
O gengibre fortalece e ajuda no crescimento dos cabelos
O ingrediente natural é bem conhecido para tratar gripes, inflamações na garganta e até mesmo aliviar sintomas de estresse. Mas sabia que o gengibre também pode ser usado nas receitas caseiras para cuidar do cabelo?
Ele é rico em minerais, vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, que fortalecem os fios e combatem a quebra e a queda das madeixas. Além disso, o gengibre estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, facilitando a penetração dos nutrientes e acelerando o crescimento.
Misture o gengibre com azeite, óleo de coco ou de rícino
O gengibre pode ser usado para potencializar a umectação capilar e o óleo vegetal escolhido vai depender da sua preferência. No entanto, alguns óleos funcionam melhor quando combinados ao gengibre.
O azeite, por exemplo, é muito hidratante e com propriedades antibacterianas, além de combater o frizz e o ressecamento. Mas só use se for extravirgem, ok? O óleo de rícino dá brilho e faz as madeixas crescerem mais fortes e saudáveis. Já o óleo de coco é o queridinho, que dá mais definição e nutre profundamente.
Aprenda a fazer a nutrição com óleo vegetal e gengibre
O passo a passo da nutrição com óleo vegetal e gengibre é bem simples. A diferença é que a mistura precisa “descansar” por duas horas ou mais, para que fique ainda mais potente. O gengibre também precisa estar ralado ou triturado, para não grudar nos fios. Confira o passo a passo:
1º passo: misture 1 colher de sopa de gengibre ralado com 50 ml do óleo vegetal da sua preferência. Se quiser, pode bater os ingredientes em um liquidificador para deixar a mistura mais homogênea. Deixe descansar por algumas horas.
2º passo: com os cabelos secos e semi sujos, aplique a mistura por todo o comprimento, massageando o couro cabeludo.
3º passo: durma com os cabelos umectados e lave normalmente no dia seguinte, com shampoo e condicionador. Finalize como de costume.
Os cuidados antes de apostar na receita caseira com gengibre
O gengibre é um ingrediente natural, porém tem uma composição mais forte. Por isso, é muito importante fazer um teste antes de aplicar a mistura no couro cabeludo. Coloque um pouco do óleo no antebraço e veja se terá algum tipo de reação alérgica. Se o seu couro cabeludo estiver sensível ou com irritações, a receita não é indicada. O mesmo vale para quem está grávida ou amamentando.