O Governo do Maranhão abriu cadastro prévio aos candidatos que desejam concorrer a bolsas de estágio do programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social. O programa é executado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc).
Jovens de 17 a 25 anos, que estejam cursando o ensino médio, técnico ou superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou educação especial, podem realizar o cadastro prévio de forma online, no site do programa, a partir deste dia 3. As informações seguirão para o banco de dados do programa, onde ficarão disponíveis para avaliação e seleção da coordenação do programa por todo o ano de 2023.
Para o secretário Júnior Marreca, a abertura do cadastro prévio marca de vez o retorno do programa, tão aclamado pelos jovens maranhenses. “Temos muita expectativa pelo retorno do programa que é um compromisso do governador Carlos Brandão para a geração de emprego e renda, pois ele entende o quanto o Trabalho Jovem trouxe não só oportunidades, mas também esperança a milhares de jovens e suas famílias”, reiterou o secretário.
O coordenador do programa, Pablo Lima, falou sobre a importância do cadastro prévio. “Com o cadastro podemos identificar aquele candidato que, de fato, tem interesse em uma vaga de estágio remunerado. Dessa forma, podemos encaminhá-lo ao estágio, de acordo com o perfil e também com a demanda dos órgãos da administração pública”, reforçou.
A abertura do cadastro prévio é a mais uma etapa da execução do programa em 2023. Na primeira etapa, foram cadastrados, pela Seinc, os órgãos públicos estaduais que desejam receber estagiários, bem como os supervisores de estágio. A etapa seguinte consistiu na capacitação destes supervisores, que acompanharão os estagiários durante a permanência nos órgãos públicos. A capacitação foi realizada no auditório da UEMANet, no último dia 12 de abril.
Os primeiros editais de encaminhamento ao estágio do programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social devem sair em junho deste ano. A seleção dos candidatos ocorrerá mediante análise curricular e demanda dos órgãos públicos estaduais. Estão previstas 1.000 vagas na esfera pública estadual, com bolsa de R$ 600 reais.
Sobre o programa Trabalho Jovem
Criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, o programa Trabalho Jovem é uma iniciativa voltada para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses.
Estímulo à inserção no mercado de trabalho, o programa teve a sua continuidade garantida pela Lei nº 11.867/2022, gerando mais oportunidades aos jovens maranhenses.
No ano passado, o programa Trabalho Jovem ofertou cinco mil vagas de estágio com bolsa de R$ 600 para jovens entre 17 e 25 anos, oriundos da rede estadual de ensino na Grande São Luís (Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar), Imperatriz, Caxias, Timon, Colinas e Balsas, no Eixo Estágio Social Prepara Maranhão. Esta foi, para muitos, a primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho.