sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Governo promove debate com presidente da CPI da Violência contra a Juventude Negra

A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), realizará uma Roda de Conversa sobre o Extermínio da Juventude Negra na tarde  desta sexta-feira (24), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande. 

 

De acordo com o Fórum Nacional de Juventude Negra, no Maranhão, no ano de 2002 a 2012, a taxa de evolução de homicídios por idade e raça/cor por 100 mil habitantes, era de 56,6% de jovens negros contra 19,5% de jovens brancos.

 

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), preside a Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI), instalada na Câmara dos Deputados, que está investigando as causas e os custos sociais e econômicos da violência contra jovens negros e pobres no Brasil, foi convidado e estará presente no diálogo.

 

Enfrentar a violência que atinge a juventude, especialmente os jovens negros do Maranhão é um dos temas a serem tratados. Também está em discussão uma proposta liderada pela Seejuv, envolvendo entidades da sociedade civil e outras secretarias estaduais, para a formação de uma rede de monitoramento que acompanhará o processo de violência contra a juventude no Maranhão, com recorte para os jovens negros.

 

O ponto de partida da rede de monitoramento será a Semana de Enfrentamento e Combate da Violência e Extermínio da Juventude Negra no Maranhão, que ocorrerá no mês de agosto.

 

“Esse debate sobre a violência e extermínio da juventude, nesse caso com um recorte especial para a juventude negra, é uma agenda que está sendo pautada pelo Governo do Estado, por meio da Seejuv, que toma a iniciativa de assumir essa causa, construindo uma ação com a participação de várias mãos, que inclui uma parceria histórica entre secretarias de estado e entidades civis”, destaca a secretária da Seejuv, Tatiana Pereira.

– Publicidade –

Outros destaques