R7-
Mulheres grávidas que ficam muito tempo sentadas podem acabar prejudicando a saúde do bebê. De acordo com pesquisadores da Escola de Medicina de Warwick, na Inglaterra, sentar-se por mais de seis horas por dia no segundo trimestre da gravidez faz aumentar o ganho de peso e pode até levar à diabete gestacional, fatores que complicam na hora do parto.
Além disso, ficar muito tempo sentada durante a gravidez pode ser sinal de depressão, e as consequências são as mesmas: problemas na hora do parto, explica Nithya Sukumar, autora do estudo.
— As grávidas podem se beneficiar desde o começo da gravidez por causa da atividade física e aproveitar e reduzir os riscos de doenças por causa do sedentarismo.
Foram analisadas 1.200 mil grávidas de diferentes idades. E elas foram perguntadas sobre a frequência de atividade física e estabilidade emocional. A maior parte das mulheres que se sentiam depressivas passava mais tempo sentadas.
— Reduzir o tempo sentado pode era até mais interessante do que colocar a grávida para fazer a atividade física propriamente dita. Já ficou comprovado que sentar por muito tempo não é benéfico nem para a mãe nem para o bebê.