quinta-feira, 30 de maio de 2024

Horário de Verão vai alterar a rotina da capital maranhense

Todos já sabem que o mês de outubro inicia o horário de verão, onde é utilizado nas regiões brasileiras para a economia de energia.

Neste ano, o Horário de Verão começa às 00h do dia 19 de outubro e termina dia 22 de fevereiro de 2015. O objetivo é aproveitar os dias mais longos do verão com mais tempo de luz solar para economizar energia em algumas regiões do Brasil. As regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.

O Maranhão está entre os estados brasileiros que não adota o horário de verão, mesmo assim os maranhenses são afetados pela mudança, principalmente por causa dos horários das agências bancárias, casas lotéricas, agências dos correios, alguns órgãos públicos, e também as emissoras de televisão que seguem o horário de Brasília.

Alguns estabelecimentos devem começar o expediente com uma hora de antecedência e fechar também uma hora mais cedo.

De acordo com o juiz de direito, Marcos Burlamaqui, que nasceu em São Luís e atualmente mora em Manaus a mais de nove anos, o horário de verão não afeta em nada a rotina do maranhense.

“Aqui é tranquilo, as pessoas conseguem se organizar e realizar seus afazeres, em Manaus todos sofrem com o horário de verão, somos prejudicados. Os bancos fecham às 13h, pois já temos um fuso horário diferente e com horário de verão fica pior nossa situação, temos muitos prejuízos “ reclamou o juiz.

Funcionamento

O horário de funcionamento das agências bancárias e dos correios será das 9h às 15h. Nas casas lotéricas as apostas serão encerradas às 18h.
Já no aeroporto Marechal Cunha Machado, o horário continuará normal, os vôos saem de acordo com o horário local.

– Publicidade –

Outros destaques