O Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) promoveu no último dia 30 de abril, às 10h, o encerramento das atividades do Abril Azul – mês dedicado à Conscientização do Autismo – com uma palestra marcante que reforçou o compromisso da instituição com uma gestão humanizada e a constante capacitação de seus profissionais de saúde.
O evento contou com a presença das especialistas Karla Ribeiro Mendes, Neuropsicopedagoga e especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e Renata Maciel Vieira, psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Juntas, elas conduziram a palestra “Informação Gera Empatia, Empatia Gera Respeito”, sensibilizando os profissionais de saúde do hospital sobre a importância de compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não apenas do ponto de vista clínico, mas também sob uma perspectiva humana e acolhedora, inclusiva e respeitosa.
O evento foi promovido com o apoio das seguintes áreas do HSE – HSLZ: NEP , SESMT e Psicologia Hospitalar, e foi elogiado pelos participantes e pela Diretoria Geral.
Capacitação contínua e gestão humanizada
A gestão do HSE – HSLZ reafirma que continuará promovendo ações educativas e de conscientização como parte da sua política de qualidade e compromisso social, fortalecendo uma cultura organizacional baseada na empatia, no respeito e na capacitação contínua.
“Encerramos o mês de abril, que é o mês dedicado à conscientização do autismo, com uma palestra que acima de tudo visou sensibilizar as nossas equipes multidisciplinares que prestam assistência de saúde aos servidores estaduais associados ao FUNBEN. Essa ação integra uma série de iniciativas promovidas pelo HSE – HSLZ que visam à formação contínua dos nossos colaboradores. A gestão do hospital tem investido fortemente em práticas que favorecem o desenvolvimento técnico e emocional, com foco em atendimento humanizado e na construção de um ambiente hospitalar mais empático e inclusivo” destacou o Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo.
Sensibilização Permanente
Durante a palestra, Karla Ribeiro destacou a importância da informação como ferramenta para derrubar preconceitos. E Renata Vieira reforçou que o respeito às diferenças deve ser um pilar das relações institucionais e humanas:
O encerramento do Abril Azul no HSE – HSLZ simboliza o comprometimento da instituição em manter a temática da inclusão viva durante todo o ano. A palestra foi apenas uma das diversas ações realizadas para informar, sensibilizar e promover o diálogo entre os profissionais do Hospital do Servidor Estadual.