quinta-feira, 30 de maio de 2024

HV da Uema é destaque na prestação de serviços

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem se destacado, nos últimos anos, pela crescente interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Um dos setores de grande manifestação do tripé: ensino, pesquisa e extensão, é o Hospital Veterinário “Francisco Uchôa Lopes”¸ que presta serviços à comunidade do entorno e serve de campo prático aos alunos do Curso de Medicina Veterinária.

 

Atendendo em média 50 animais por dia, no horário de 8h as 17h, o hospital presta serviços que vão desde atendimento clínico à realização de cirurgias, dispondo de atendimentos nas áreas de clínica geral; cirurgias; oftalmologia; diagnóstico por imagem, como ultrassonografia e raio x; eletrocardiograma; soroterapia e sala de recuperação.

 

Para o diretor do Hospital, Arnodson Campelo, a qualificação da equipe é um diferencial do Hospital Veterinário. “O corpo médico do Hospital Veterinário da Uema é de alta qualificação. Todos os professores que trabalham aqui são doutores, então, há um nível de qualificação muito acentuado. Mas existe a contribuição, também, dos estudantes, porque um dos objetivos desse Hospital é o aprendizado deles, que estão constantemente sob a supervisão dos professores”, destacou.

 

Entre os atendimentos, são recebidos pequenos, médios e grandes animais rotineiramente. “Cavalos, bovinos, ruminantes, caprinos, cães e gatos. Mas temos, também, uma especialidade, dirigida pela professora Alana Lisleia, que estuda animais silvestres, como jabutis, araras, papagaios, que também são atendidos aqui”, explicou o diretor.

 

Para a realização dos serviços, o hospital cobra uma taxa, que é utilizada para reposição de toda medicação e materiais cirúrgicos utilizados nos atendimentos. Entretanto, o hospital, também, realiza, em parceria com outras instituições, ações sociais, que promovem atendimentos gratuitos à comunidade. Mas essas ações dependem de doações de empresários e órgãos, para que sejam realizadas.

 

Arnodson Campelo destaca que existe uma confusão quanto aos serviços oferecidos. A população por vezes confunde o atendimento do Hospital Veterinário com o Centro de Controle de Zoonoses. Para consultar os serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário, ou buscar mais informações, basta entrar em contato pelo número 3257-3671.

– Publicidade –

Outros destaques