Maltratar animais é considerado o crime ambiental mais cometido em São Luís, segundo levantamento da delegacia especial do meio ambiente no maranhão. Só no ano passado foram registrados 32 boletins de ocorrência e instaurados 30 inquéritos policiais.
O problema para as denuncias serem efetivas é a falta de pessoas capacitadas para realizar as avaliações dos animais, os peritos médicos veterinários legais.
Segundo Camila Maia que é Presidente da comissão de defesa e proteção dos animais da OAB/MA, “Quando as pessoas nos procuram e quando ainda não tem o BO, nós damos toda a orientação para que as pessoas levem provas contundentes e que seja feito o BO já com as provas”.
Mas agora uma decisão do concelho vai regulamentar a medicina veterinária legal. Vão ser veterinários competentes para avaliar a situação dos animais embasando as denuncias para facilitar o trabalho dos juízes.
Segundo a Profª. Drª. Francisca Neide Costa, presidente do CRMVM, “É o conselho quem vai indicar veterinários para realizar as avaliações. Isso é uma modalidade nova que só foi reconhecida ano passado.
O documento de regulamentação ainda passa pelos últimos ajuste e a previsão é que até o início de agosto já esteja assinado e validado.
Veja a matéria completa: