sexta-feira, 21 de junho de 2024

Inaugurada Usina de Beneficiamento de Leite

A solenidade aconteceu durante a abertura da VII Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (Expovargem), e teve a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), secretário Fernando Fialho.

 

A Usina é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Grande (Accovag), com apoio do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA). Temo apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba(Codevasf) e prefeitura.

 

Inicialmente, a fábrica vai produzir, em média escala, leite pasteurizado e iogurte. Trezentos litros de leite serão fornecidos por criadores associados na Accovag, que serão cadastrados no Programa do Leite -uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para incrementar a merenda escolar. Além de Vargem Grande, a produção da Usina abastecerá outros municípios da região e a capital.

 

Para o secretário Fernando Fialho, a entrega da fábrica de derivados de leite representa um marco importante para o Estado, tendo em vista que vai incrementar o mercado e garantir produtos da agricultura familiar. ” ?A instalação dessa usina consolida a vocação local para essa atividade, fazendo com que a região seja fortalecida economicamente. É apoiando ações como que promovemos a melhoria da renda das famílias e, consequentemente,a qualidade de vida dos pequenos criados”?.

 

Participaram, também, da inauguração o presidente da Agerp-MA,Jorge Fortes; o prefeito de Vargem Grande, Edivaldo Nascimento dos Santos; o presidente da Accovag, Antônio de Sousa Silva Filho entre outras autoridades, vereadores e criadores de ovinos e caprinos.

 

A indústria de leite localiza-se na Rodovia 222, km, N° 72, em Vargem Grande, município que, ao longo dos anos, tem se destacado na criação de caprinos e ovinos, proporcionando um ambiente favorável para o desenvolvimento da caprino cultura dado às características geográficas que possui. De acordo com dados da Accovag, este será o primeiro projeto de beneficiamento de leite de cabra a ser desenvolvido no Maranhão sob o registro do serviço de inspeção estadual.

 

O presidente da Agerp, Jorge Fortes, destacou o esforço da Accovagpara a instalação da usina e elogiou a ação da governadora Roseana em executar o projeto. “?Precisamos agora de um suporte maior dos caprinocultores a região,para que se possa fortalecer a atividade de industrialização e ampliar o mercado do leite caprino”?, disse Fortes.

Expovargem

 

Em sua sétima edição, a Expovargem acontece no Parque de Exposições César Viana, em Vargem Grande, por iniciativa da Accovag, da prefeitura municipal e do Governo do Estado, por meio da Egerp. A exposição tem por finalidade mostrar a importância da produção de caprinos e ovinos, bem como o fortalecimento desta atividade na região do baixo Itapecuru e a geração de renda aos criadores que veem na atividade, um futuro promissor, já que o município possui o maior rebanho do estado.

 

Cerca de 30 expositores participaram do evento com dezenas cabeças de caprinos. Alguns deles vieram dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí. Do Maranhão, participaram criadores dos municípios de Barreirinhas,Chapadinha, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Vargem Grande.

 

Além da exposição de animais, a Expovargem, proporcionou aos criadores de caprinos e ovinos, treinamento de derivados do leite, na Fazenda Baixinha, a 11 quilômetros da sede. Na ocasião, os participantes receberam orientações acerca da produção de queijo, doce de leite iogurte, todos à base do leite de cabra.

– Publicidade –

Outros destaques