sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Índice de Confiança do Consumidor cresce 3,3% em abril

A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), subiu 3,3% de março para abril deste ano. É a primeira alta do indicador no ano: nos três primeiros meses do ano, o ICC acumulou perdas de 13,8%.

Em contrapartida, o Banco Central aponta para um aumento também nas perspectivas de retração da economia brasileira. A projeção de queda foi revisada de 1,03 para 1,10%. Número corresponde ao pior resultado dos últimos 25 anos.

Para a FGV, os consumidores estão mais satisfeitos em relação à situação atual e também mais otimistas em relação ao futuro. O subíndice de Situação Atual, que mede o momento atual, avançou 3,3%, sendo um dos principais fatores da alta, a maior satisfação dos consumidores com a situação econômica atual.

Já o subíndice de Expectativas, que avalia os próximos meses, cresceu 2,7%, alta influenciada pela melhora da avaliação sobre a situação econômica futura. Apesar da melhora, segundo a FGV, a confiança do consumidor continua em “nível extremamente baixo em termos históricos”.

– Publicidade –

Outros destaques