segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Iniciada a parceria do Rotary Praia Grande com o Convívio Intercultural

O Cônsul Honorário da Itália em São Luís, Francesco Cerrato, deu início à programação da parceria firmada entre o Convívio Intercultural e o Rotary São Luís Praia Grande, falando aos associados do RC SLZ Praia Grande na reunião semanal do clube, quinta-feira da semana passada, dia 18 de agosto (2022).
A parceria prevê a apresentação no Rotary Club São Luís Praia Grande de representantes das diversas comunidades que participam do Convício Intercultural, falando sobre a cultura de seus países.
O Convício Intercultural foi criado antes da pandemia da COVID 19 por Carlos Nina, atual presidente do Rotary Praia Grande, e Francesco Cerrato, atualmente Cônsul Honorário da Itália em São Luís, e já congrega imigrantes e descendentes de imigrantes da Alemanha, Espanha, Líbano, México, Peru, Portugal, Sérvia, além de brasileiros e italianos.
Francesco Cerrato focou sua apresentação em marcos da história italiana que tiveram repercussão determinante na arquitetura, na música, na arte e na cultura mundiais. Francesco falou, também, da comunidade italiana em São Luís e de sua integração cada vez maior, graças à liderança e ao apoio de Mario Cella na comunidade, e da contribuição de Monica de Lucca, à frente do Circolo Italia.
Francesco centrou sua apresentação na criatividade de Filippo Brunelleschi, artista, escultor, arquiteto e ourives de Florência, na construção de uma cúpula para a catedral da cidade, há 700 anos, para falar sobre a cultura da beleza e a busca da excelência.
Disse Francesco:
“A grande ideia do Brunelleschi foi também aquela de trazer uma solução nunca vista antes na disposição dos blocos onde ele garantiu a possibilidade de elevar a cúpula com um sistema que se suportava de forma independente sem a necessidade dos andaimes.”
Essa grandíssima obra representa com certeza o divisor de águas entre a idade média e o Renascimento. E, também, é considerada como o ponto de partida da Arquitetura Moderna. A construção da catedral começou no final de 1.200 em plena idade média com projeto do arquiteto e escultor florentino Arnolfo Cambio e contou com a participação também do Giotto para a construção do Campanário e a cúpula foi finalizada em 1.436.
E depois os acabamentos com os afrescos da cúpula do Vasari, os revestimentos externos as com mármores brancos de Carrara, verdes de Prato, e vermelhos de Siena, de acordo com o projeto original de Arnolfo. Portanto foi uma obra que acompanhou a passagem da idade média para o renascimento. É uma obra que tem cerca de 700 anos!!
O maior ensinamento que podemos trazer da experiência de Brunelleschi é que para atingir a excelência necessariamente é preciso enfrentar um problema observando-o sob uma outra perspectiva.
E, exemplo dessa procura para a excelência e a “cultura del Bello” nessa época de história da Itália temos muitos: As pinturas do Botticelli A delicadeza dos traços e o clássico senso de beleza que emana a Primavera de Botticelli.
Ou o poder expressivo das estátuas de Michelangelo, uma sobretudo a de Moisés encontrada na igreja de S. Pietro in Vincoli em Roma.
E sobretudo a arte de Leonardo da Vinci, que com sua genialidade se aventurou em vários campos, antecipando por séculos algumas das realizações mais importantes do homem: vôo.”
Finalizou Francesco Cerrato:
“Os ideais do Humanismo-Renascimento se realizam na cidade ideal de Pienza (Siena): uma cidade em escala humana onde o homem está no centro da cidade e deve dominá-la para moldar seu próprio destino.
E os elementos de beleza e excelência trazidos pela época do renascimento permaneceram na cultura italiana ao longo das épocas e influenciaram e influenciam ainda hoje as mais diversas áreas: opera, teatro, música, cinema culinária e por fim, a indústria.”
Também presentes à reunião, Isabella Pearce, Presidente da Società Dante Alighieri, e Monica de Lucca, Presidente Circolo Italia, falaram sobre a importância e a finalidade das instituições que dirigem e que integram a comunidade italiana em São Luís.
A próxima apresentação será da comunidade libanesa, prevista para o dia 10 de novembro.

– Publicidade –

Outros destaques