quinta-feira, 20 de junho de 2024

Inscrições abertas para a Oficina “O Palhaço através do espelho”

A palhaçaria está em alta no Sesc. Estamos com inscrições abertas para mais uma oficina formativa, uma ótima opção para quem deseja aperfeiçoar ou se iniciar na arte do riso. Neste mês, você pode se inscrever até o dia 29/05 para a Oficina “O Palhaço através do espelho” pelo link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=tKUiLyOJEEGxjCxwchq6hXZM69KeV_xNuWZaNNv3IPhUM05SN0xJT0VHMFhRRjJSUDgxNEo5VUJPRS4u.  Podem participar artistas, pesquisadores das artes cênicas e demais interessados na área (a partir de 16 anos)

As aulas serão ministradas de 3 a 7 de junho, das 18h às 22h, no Sesc Deodoro, por Renato Rocha (RJ), um dos diretores brasileiros de maior referência na cena circense internacional. A oficina de encenação circense “O Palhaço através do espelho” propõe um mergulho vertical no universo da palhaçaria para criar uma ponte – passagem – portal entre o palhaço e a cultura popular.

Serão debatidas as diferenças entre cada tipo de palhaços, clowns, bufões, brancos e Augustos, além de trazer à tona a história de cada palhaço referência da história da palhaçaria. Num processo colaborativo com todos os artistas envolvidos, as experimentações cênicas, circenses e dramatúrgicas se transformarão em uma obra.

Renato Rocha

Renato Rocha é um artista multilinguagens, trabalhando no campo expandido nas mais diversas interfaces de experiências e pesquisas artísticas. Foi integrante da Intrépida Trupe, dirigiu o Circolombia com temporadas em Londres, Paris e turnê mundial, o Circus Incubator project (colaboração entre França, Finlândia, Suécia, Espanha, Canadá e Brasil), Rastros com o Circo Crescer e Viver em parceria com a Bienal de artes de Marselha, na França, além dos espetáculos Atenção da Cia UP Leon e Urutu, no CCBB-RJ, levando 10.000 espectadores em 10 apresentações, fundando assim o chamado novo circo brasileiro, que leva a estética e as narrativas brasileiras pra cena, num olhar revisional.

É também professor de interpretação da Faculdade CAL de Artes Cênicas, além de trabalhar no carnaval, como diretor/coreógrafo de carros alegóricos de escolas de samba do Rio de Janeiro do grupo especial, e como integrante de blocos de carnaval de rua do Rio, como o Boi Tolo, o Céu na Terra e o Bloco Gente Aberta, do qual também é fundador.

Cria do Maracanã, teve sua carreira consolidada dentro de grupos importantes da cena artística brasileira, como o grupo de circo Intrépida Trupe, Cia Bufomecânica e Grupo de Teatro Nós do Morro, na favela do Vidigal, onde morou por 13 anos, e que o alçou ao cenário internacional, para trabalhar com a Royal Shakespeare Company, em Londres.

CRONOGRAMA

– Período de inscrição: 17 a 29 de maio de 2024
– Divulgação do resultado: 31 de maio de 2024

Link para inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=tKUiLyOJEEGxjCxwchq6hXZM69KeV_xNuWZaNNv3IPhUM05SN0xJT0VHMFhRRjJSUDgxNEo5VUJPRS4u

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO

03 a 07 de junho (segunda a sexta) – Sesc Deodoro (Sala de Dança)
Horário das aulas: 18h às 22h
A participação na oficina se dará mediante a doação de 1Kg de alimento não perecível.
Público-alvo: artistas, pesquisadores das artes cênicas e demais interessados na área (a partir de 16 anos)
Informações: (98) 3216-3853 / 98893-0344 (WhatsApp)

– Publicidade –

Outros destaques