sábado, 24 de setembro de 2022

Inscrições estão abertas para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Estão abertas as inscrições de professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). A Olimpíada é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e realização das concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal, com objetivo de levar informações sobre o uso consciente da energia elétrica, por meio de desafios e provas.

No Maranhão, a ONEE 2022 é realizada pela Equatorial Maranhão, a fim de incentivar o acesso à educação, bem como estimular a responsabilidade socioambiental no estado para um futuro mais sustentável.

Para Emílio Filho, Analista de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, o apoio da Equatorial Maranhão à Olimpíada é uma importante ferramenta de fomento ao conhecimento e incentivo às práticas de consumo sustentável. “A energia elétrica é um elemento indispensável na vida, quando usada de forma responsável é possível aproveitar todos os benefícios de maneira fácil e econômica. Por isso, é tão importante para a Equatorial Maranhão incentivar que esse recurso seja utilizado de forma consciente, principalmente pelos mais novos, que representam o futuro da nossa sociedade. A ONEE está inserida nas nossas ações de eficiência energética e é muito significativo o interesse de professores e estudantes em um assunto tão crescente e essencial no dia a dia.”, pontuou.

Inscrições gratuitas

Os interessados poderão confirmar sua participação na disputa até dia 21 de outubro, acessando o site https://onee.org.br/olimpiada, na opção “inscreva-se”, na parte superior da página. Outro canal gratuito disponível para informações é o telefone 0800 606 913.

Cursos gratuitos

O curso direcionado aos estudantes que participarem da ONEE 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da ANEEL, em Brasília.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

As etapas incluirão também a realização de “Blitz da Eficiência”, ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgar a Olimpíada. No projeto piloto da ONEE, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios.

– Publicidade –

Outros destaques