Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) enfrentam a temida redação na tarde deste domingo (6). O tema deste ano será os “caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, divulgou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) após o início da prova.
Além da redação, os estudantes tiveram 5h30 para concluir 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. De acordo com o Ipep, o texto deve ser dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.
Um texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.
O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.
Após o início do teste, os estudantes tiveram duas horas para deixar os locais de prova. Para levar o caderno de questões para casa, o participante teve que esperar até 30 minutos antes do término da prova. Ou seja, no caso deste domingo, que a prova é mais longa, sendo necessário aguardar até às 18h30 para deixar o local de prova com o material.
Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram eTwitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com