G10 Editora

IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador começa nesta quarta-feira

A IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Maranhão,que tem como tema a?Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado? será aberta, nesta quarta-feira (3), às 19h, no Hotel Rio Poty. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e vai reunir, até esta sexta-feira (5), 385 delegados eleitos nas etapas regionais e participantes de outros Estados para discutir sobre o Controle Social e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A chefa do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador ? Cerest Estadual-MA, Adenany França, afirma que a 4a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é um marco na história das lutas pela saúde pública no país.? “Ela oferece a oportunidade de nos debruçarmos sobre tudo o que já foi feito, nas Etapas Regionais de Imperatriz, Mata Roma, Caxias e São Luís, e refletir sobre as conquistas, reconhecer o que podemos melhorar e, principalmente, implementara Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”?, afirmou.

Ela diz que, “neste momento, ao participar da 4a Conferência, os trabalhadores têm a oportunidade de melhorar o Sistema Único de Saúde, de fortalecê-lo, para que se possa ter uma Política Pública acessível a todos. ?Além de atuarmos intensamente nesta Conferência, é fundamental que seus resultados sejam do conhecimento de todos, para que possamos acompanhar sua aplicação, avaliar sua qualidade e melhorar ainda mais o que for necessário. Este é o nosso dever e nossa oportunidade”?.

Para fins da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, são considerados trabalhadores todos os homens e mulheres que exercem atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho, no setor formal ou informal da economia.

Durante o encontro serão definidas propostas que serão encaminhadas à 4a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador da Trabalhadora e a eleição dos delegados do Estado do Maranhão para a 4a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

– Publicidade –

Outros destaques