quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Janeiro Roxo conscientiza sobre importância da detecção e tratamento da Hanseníase

O mês de Janeiro, também conhecido como Janeiro Roxo, serve para conscientizar a população sobre a importância da detecção e tratamento da Hanseníase, doença infecciosa e contagiosa, que afeta os nervos e a pele. É causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Mas a boa notícia é que tem cura, e o tratamento pode ser feito de forma gratuita pelo SUS.

Segundo a infectologista da Natus Lumine Maternidade e Hospital, Dra. Izabel Salgado, os principais sintomas da doença são: Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; presença de manchas brancas ou avermelhadas na pele, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato nesse local; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; e diminuição da força muscular, como a dificuldade para segurar objetos.

Segundo ela, a recomendação é que a pessoa que apresente alguns desses sintomas procure imediatamente um posto de saúde para que possa ser diagnosticada e em caso positivo, iniciar o quanto antes o seu tratamento que pode ser feito todo pelo SUS gratuitamente.

– Publicidade –

Outros destaques