A Associação Nacional de Jogadores de Basquete dos Estados Unidos (NBPA) comunicou que aprovou, em princípio, o dia 22 de dezembro como data de início da temporada 2020-21 da NBA com um calendário reduzido a 72 jogos.
A temporada 2019-20 só foi finalizada em outubro, após um atraso de quatro meses causado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os times competiram em uma bolha de biossegurança no Walt Disney World de Orlando.
O anúncio da data de início veio na esteira de uma votação formal de representantes dos jogadores, disse a NBPA.
“Ainda há detalhes adicionais a serem negociados, e a NBPA acredita que as partes se entenderão nestas questões pendentes e relevantes para a próxima temporada”, disse a entidade em um comunicado na quinta-feira (5).
A NBA adiou o draft –quando os times escolhem jogadores que atuaram no basquetebol universitário– de 16 de outubro para 18 de novembro, e os campos de treinamento devem começar no início de dezembro.
Citando fontes não identificadas, o canal ESPN disse que terminar a temporada 2020-21 antes da Olimpíada de Tóquio do ano que vem, em meados de julho, proporcionaria entre U$ 500 milhões e U$ 1 bilhão de renda de curto e longo prazo à liga e aos jogadores. O Los Angeles Lakers empatou um recorde ao conquistar o 17º título da NBA em 12 de outubro com uma vitória de 106 a 93 sobre o Miami Heat, concluindo a série de melhor de sete com um placar de 4 a 2.