sábado, 4 de fevereiro de 2023

Judô brasileiro é ouro no Pan-Americano do Canadá

Foto: Divulgação/CBJ

Foto: Divulgação/CBJ

 

O judô brasileiro é campeão das Américas. Disputando o Campeonato Pan-Americano de Edmonton, no Canadá, a equipe verde-amarela faturou 17 medalhas, sendo nove ouros, sete pratas e um bronze, e se sagrou campeã geral do torneio, que serve como preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, em julho deste ano.

 

Depois de ser superior nas disputas individuais no último sábado, com 15 pódios, a Seleção Brasileira confirmou a hegemonia também nos duelos por equipe. Os atletas brasileiros venceram Cuba na final e subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto as mulheres caíram para as anfitriãs canadenses na decisão e ficaram com o segundo lugar.

 

A equipe masculina foi formada por Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg). Os atletas passaram pelo Peru e Canadá para chegar à final com Cuba, em que venceram por 4 a 1, com derrota de David Moura. No individual, os brasileiros faturaram cinco ouros e três pratas. A única categoria que não subiu ao pódio foi o peso meio-leve de Charles Chibana (66kg).

 

Além disso, o brasileiro Felipe Kitadai foi eleito o Melhor Atleta Masculino do Pan-Americano. No individual de sábado, ele ficou com o ouro ao vencer todas as três lutas por ippon. 

 

Na chave feminina, Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg) e Rochele Nunes (+78kg) eram as representantes nacionais. Elas passaram pelo Equador e disputaram a final com o Canadá, mas foram derrotadas por 3 a 2 de virada. Érika e Rafaela começaram vencendo, mas as donas da casa se impuseram e venceram as lutas contra Mariana, Barbara e Mayra.

 

Além da prata coletiva, as atletas brasileiras conquistaram mais três ouros, três pratas e um bronze no individual. Todas as categorias subiram ao pódio, o que fez do Brasil ficar em primeiro lugar no quadro geral. 

 

A Seleção Brasileira retorna ao país nesta segunda-feira e se prepara para o Grand Prix de Zabreg, na Croácia, a ser realizado no próximo fim de semana. O Brasil não será representado pelos mesmos judocas que estiveram no Canadá. 

– Publicidade –

Outros destaques