sábado, 4 de janeiro de 2025

Judoca de 12 anos se destaca dentro e fora dos tatames

Aos 12 anos, Rkayara Rocha Ferreira já carrega orgulhosa, e com a leveza de quem ainda sonha bem alto, duas medalhas – uma de prata e uma de bronze – conquistadas em menos de um ano; desde que começou a praticar judô, sob a orientação do Sensei Witaçuci Bezerra, no projeto social Ligga Campeã.

Depois de ser vice-campeã nos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL´s), agora ela conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares Estaduais (JEM´s) e atualmente é a terceira melhor judoca do Estado do Maranhão, na categoria Sub 15 Infantil.

RKayara foi a primeira atleta da família, formada pela costureira e dona de casa Zuleide de Jesus Rocha e do ferreiro – armador Wanderson Machado Ferreira, que são pais também de Arthur Rocha Ferreira, de 11 anos, que também treina judô na mesma escolinha. Para eles, essas medalhas de prata e bronze tem outro sabor e valor:

“Pra gente, essas medalhas da RKayara valem ouro. Meu coração quase explodiu de felicidade quando ela venceu a luta do JEM`s, nem sei dizer o que senti, quase perdi o fôlego e chorei muito. Foi muito orgulho dela, muita felicidade em ver como ela se desenvolveu em pouco tempo e está lutando por um futuro melhor” disse dona Zuleide emocionada.

As conquistas de Rkayara Rocha Ferreira simbolizam o potencial transformador de projetos sociais apoiados pela iniciativa privada, que têm o poder de alterar para melhor trajetórias de vida, além de revelar e formar talentos em comunidades em situação de vulnerabilidade.

Rkayara, que reside na comunidade do Cajueiro em São Luís, só descobriu o judô há apenas um ano, através da escolinha “Ligga Campeã”. Uma iniciativa da empresa Ligga – Porto São Luís, que patrocina aulas de judô gratuitas para 60 crianças e jovens das comunidades do Cajueiro (Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba e Rua Principal), Mãe Chica, Vila Maranhão, São Benedito e Vila Tiradentes, com idades entre 7 a 17 anos.

Para a empresa Ligga, o esporte é uma ferramenta estratégica de desenvolvimento humano e social e está presente na sua prática de responsabilidade social:

“O eixo esporte está integrado ao Programa Social da Ligga, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida e de saúde a crianças e jovens; e também, incentivando a educação, a disciplina e a formação desses jovens. As famílias estão integradas ao projeto e como elas, nós da Ligga também vibramos muito com cada conquista de nossos atletas, seja quando ganham medalhas, seja melhorando em comportamento e nas notas. Estamos muitos satisfeitos com os grandes resultados já alcançados em pouco tempo do projeto Ligga Campeã” destacou a coordenadora socioambiental da Ligga – Porto São Luís Lívia Cândice.

A mãe de Rkayara, Zuleide de Jesus Rocha, confirma o grande impacto positivo que o acesso ao esporte teve na vida da filha. A menina já coleciona vitórias dentro e fora do tatame:

“Somos muito gratos à Ligga – Porto São Luís por dar essa oportunidade aos nossos filhos. A Rkayara e o irmão não teriam como praticar judô se não fosse nesse projeto. Onde moramos é distante e, muitas vezes, a situação financeira não nos permite oferecer certas oportunidades pros nossos filhos. E desde que ela começou a praticar judô, Rkayara mudou muito, começou a estudar mais e tirar notas boas, melhorou no relacionamento em casa com o irmão e mais que tudo, ela agora tem um objetivo de vida que é se tornar uma Sensei” revela a orgulhosa mãe.

A jornada de Rkayara destaca o quanto iniciativas como o projeto “Ligga Campeã” são importantes, oferecendo não apenas treinamento esportivo, mas também promovendo a educação, disciplina e bem-estar entre jovens. Esses programas são vitais para a formação de base dos futuros atletas do país, mas acima de tudo, de melhores cidadãos.

Além de impactar positivamente o ambiente familiar e escolar, Rkayara agora almeja uma carreira no esporte, com muitos sonhos impulsionando essa jornada:

“Quero seguir treinando judô, ganhando medalhas aqui e quem sabe viajando, até me tornar uma Sensei para ajudar outras crianças como eu”, revela a atleta que, além das medalhas, carrega uma forte determinação.

O caso de Rkayara é um exemplo de como a responsabilidade social corporativa pode criar oportunidades reais para jovens em situação de vulnerabilidade, permitindo que eles desenvolvam seus potenciais e conquistem uma vida mais digna e um futuro com mais oportunidades.

São parcerias entre comunidades e empresas que abrem portas, promovem o combate às drogas e às desigualdades sociais e ajudam na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa através do poder transformador do esporte e da educação.

– Publicidade –

Outros destaques