sábado, 21 de dezembro de 2024

Junho vermelho incentiva doação de sangue

 

No mês de maio a cor predominante e de alertar era “amarelo”. O mês de junho começa e trás o vermelho,logo monumentos e repartições públicas começaram a alterar as suas luminares para o vermelho com objetivo de chamar atenção para o início da campanha Junho Vermelho, que estimula a doação de sangue neste período, quando há uma redução nos estoques e um crescimento na demanda principalmente com a chegada das férias e das festas juninas.

Mais do que marcar um período, a iniciativa foi criada pelo Movimento Eu Dou Sangue para despertar a consciência da população sobre a importância desse ato e estimular as doações periódicas.

 A ideia surgiu em 2011, quando as irmãs Debi Aronis e Diana Berezin lançaram o Movimento Eu Dou Sangue no estado de São Paulo motivadas por um episódio familiar. “Somente quem vive a dificuldade de conseguir sangue sabe a importância das doações. Depois de sentir na pele o que é isso, decidimos disseminar e promover a conscientização para que esse seja um hábito permanente no Brasil”, explica Debi.

 Além da temperatura, outros fatores que contribuem para a redução dos estoques são o maior número de dias chuvosos e a ocorrência de feriados. Segundo as idealizadoras, nesse período, os hemocentros tendem a sofrer uma baixa de 30% em seus estoques.

 

– Publicidade –

Outros destaques