Emoção, agradecimento e pedido de bênçãos. Há 79 anos fiéis e brincantes de bumba-meu-boi se reúnem em frente à capela de São Pedro, na Madre Deus, para homenagear o Santo Padroeiro dos Pescadores, e neste sábado, 29 de junho, não foi diferente.
No Centro da capital, pessoas de diferentes classes sociais, etnias e gêneros foram conferir os grupos de bumba-meu-boi que começaram a chegar ao local já na madrugada.
A tradição permanece intacta, os brincantes se apresentam e depois sobem as escadas da igreja para agradecer pela temporada junina. A ladeira torna-se ponto de encontro dos diversos “sotaques”, reunindo os batalhões de baixada, zabumba e matraca, com suas toadas e batidas.
Pela tarde será feita uma procissão marítima com barcos saindo do porto do Jenipapeiro, por volta das 15h. A imagem de São Pedro é levada pelas embarcações em um percurso que passa ainda pela Ponta d’Areia, Barragem do Bacanga e de volta para a rampa Campos Melo.
A temporada junina chega ao fim com gosto de saudade, entretanto, existe a certeza que a cultura do nosso estado sem mantém viva e encanta não apenas os maranhenses, mas também turistas que desembarcam no Maranhão para conhecer a nossa maior festa.
*