Após reunião realizada nesta terça-feira, em Assunção, no Paraguai, a Conmebol anunciou algumas mudanças no formato da Copa Libertadores da América e também na Copa Sul-Americana, que já começam a valer nas edições de 2017.
A principal novidade fica por conta do tempo de disputa dos torneios. A Libertadores será jogada de fevereiro a novembro, dessa forma a competição terá 42 semanas, não mais 27, como tinha anteriormente. A disputa da Copa Sul-Americana, por sua vez, será entre junho e dezembro.
Outra novidade fica por conta da presença de equipes eliminadas da Libertadores na Copa Sul-Americana, em algo parecido com o que acontece na Liga dos Campeões e Liga Europa. No total, dez clubes que não se classificarem às oitavas de final da Libertadores terão a chance de levar o título da Sul-Americana.
A competição ainda poderá ter uma outra mudança, ainda não confirmada pela entidade máxima do futebol sul-americana. Existe a possibilidade da final da Libertadores ser disputada em jogo único e em campo neutro.
A regra para os campeões segue a mesma. Os times que levantarem as taças na Libertadores e na Sul-Americana garantem vaga direta na fase de grupos da edição seguinte da Libertadores.