terça-feira, 16 de abril de 2024

Não sabe onde você vai votar? Consulte aqui

Este ano, 4.495.864 maranhenses devem comparecer as 111 zonas de votação distribuídas em todo o Estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Nas últimas eleições, diversas pessoas se abstiveram de seus locais de votação. Uma das causas elencadas pelo órgão para ocorrência de um incidente como esse é a falta de informação quanto ao lugar em que a votação deve ser realizada.

 

Com o intuito de garantir o exercício da cidadania, tanto o TRE quanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inovam no auxílio ao eleitor. Ferramentas estão sendo fornecidas para o combate a taxa de ausência nas sessões. Nessa quinta-feira (2), o TSE disponibilizou, nos sistemas operacionais Google Play e iOS App Store, um aplicativo que auxilia no acesso do eleitor brasileiro ao local de votação e aos postos de justificativa, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral. 

 

“Onde votar ou justificar” é uma espécie de guia aos eleitores que estão em dúvida sobre a zona ou seção em que votam. Ele traz o endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa em todo o Brasil, possibilitando ao cidadão a realização da consulta de forma rápida e segura. Além disso, as pessoas que optaram pelo voto em trânsito poderão consultar o local de votação e oficializar a sua escolha à presidência da República. 

 

Se você ainda está em dúvida e não possui celular com as plataformas digitais, consulte a sua zona eleitoral aqui e garanta o pleno exercício ao voto.

 

– Publicidade –

Outros destaques