sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mais de 500 brinquedos são recolhidos em São Luís

SÃO LUÍS – O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) retirou do mercado de São Luís mais de 500 brinquedos que estavam sendo vendidos sem o selo do Inmetro. A operação realizada em razão do Dia das Crianças foi desencadeada no período de 29 de setembro a 3 de outubro, nos estabelecimentos comerciais da capital. 

 

O selo do Inmetro em brinquedos é uma exigência legal e atesta que o produto passou por teste de qualidade e segurança e, portanto, não oferece risco às crianças. O que não é o caso dos produtos apreendidos pelo Inmeq-MA.

 

Entre os itens apreendidos durante a operação, estão bonecas falsificadas, máquinas fotográficas, ioiô, carrinhos e até cadeiras de bebê para automóveis. São produtos fabricados com material que oferece risco às crianças, contendo peças pequenas como molas, parafusos, cordinhas e outros.

 

“São produtos que você observa claramente que não passaram por nenhum teste de qualidade, pois são frágeis, quebram facilmente e expõem peças pequenas e materiais que soltam com facilidade e a criança pode levar à boca ou ferir-se e causar algum tipo de acidente. Por isso, antes de comprar, a recomendação principal é verificar se o brinquedo possui selo do Inmetro. Este quesito tem que ser levado em conta pelos pais”, adverte o chefe da Divisão de Qualidade do Inmeq-Ma, Ludimar Vieira.

 

As lojas onde foram encontrados estes produtos foram autuadas. Esta semana, equipes de fiscalização do Inmeq-MA estão percorrendo o interior do estado.

– Publicidade –

Outros destaques