quarta-feira, 22 de maio de 2024

Mais de 800 famílias são beneficiadas com moradia digna em Chapadinha

O sonho da casa própria foi transformado em realidade para 868 famílias no município de Chapadinha, com a entrega dos Residenciais Renascer I e II. As casas foram construídas a partir do programa federal Minha Casa, Minha Vida e entregues nesta terça-feira (23) com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; do governador Carlos Brandão; do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; da prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha; dentre outras autoridades.

Para o governador Carlos Brandão, a entrega representa um novo momento para as mais de 800 famílias contempladas. Ele ressaltou a importância destas ações que levam oportunidade e justiça social à população.

“A entrega destes residenciais representa o resgate de um sonho de mais de dez anos. Eu quero agradecer ao governo federal, que vem resgatando todas essas obras inacabadas do PAC I e do PAC II, e também às autoridades presentes, tanto da esfera municipal, estadual e federal, são parceiros nesse projeto de cidadania para a população de Chapadinha”, afirmou Brandão.

O ministro Jader Filho destacou o empenho do governo federal em garantir obras de grande impacto para o bem-estar da população. “Atendendo a recomendação do presidente Lula, nós retomamos no ano passado mais de 36 mil obras e esta é uma delas que hoje estamos entregando aqui em Chapadinha. São 868 famílias beneficiárias. Nós também fizemos a nova seleção para o Minha Casa, Minha Vida e o Maranhão não poderia deixar de ser atendido, são mais de 20 mil novas unidades só para o estado do Maranhão”, declarou o ministro.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, ressaltou que novas unidades habitacionais já estão previstas para a cidade de Chapadinha. “É um dia especial de muita emoção a entrega dessas unidades aqui em Chapadinha, contemplando um desejo da população há mais de dez anos. Essa entrega ocorreu a partir de uma obra retomada e realiza o sonho de todas essas pessoas. Logo entregaremos mais 450 novas unidades dentro da nova modalidade do PAR contemplando mais ainda a população de Chapadinha”, frisou Carlos Vieira.

A prefeita Ducilene Belezinha lembrou que o contrato dos Residenciais Renascer I e II foi realizado em 2013 e as obras iniciadas em 2014, porém acabaram sendo suspensas em 2017 e os trabalhos só foram retomados nos últimos anos.

“Hoje é um dia histórico. São dez anos que lutamos por essas casas. Então só temos a agradecer, em primeiro lugar a Deus e depois a todos os envolvidos incluindo o governo federal na pessoa do ministro Jader Filho; o governo do estado na pessoa do governador Carlos Brandão; o [assessor especial do ministro] Hildo Rocha que foi um grande interlocutor para a conclusão da obra; o deputado estadual Aluízio Santos; são muitas pessoas envolvidas para fazer a felicidade dessas 868 famílias”, destacou Belezinha.

Solange Rodrigues da Silva é um exemplo da mudança de vida que será proporcionada aos contemplados. Ela trabalha como manicure e também recebe o Bolsa Família, o que auxilia nas despesas dos seus três filhos.

“Eu me separei e não tinha onde morar. Entrei em acordo com meu ex-marido e fiquei morando na casa da mãe dele. Sempre foi meu sonho ter a minha casa para morar com os meus filhos. Eu tinha esperança de Deus me abençoar e só tenho a agradecer por receber esta casa, primeiramente a Deus e depois ao presidente Lula e ao governador Brandão”, comentou Solange Rodrigues da Silva.

Emocionada, a cuidadora Maria Marlena da Conceição definiu como gratidão o sentimento de ser contemplada com uma das casas. “Eu fico muito feliz por essa casa que eu estou ganhando pois é um sonho muito feliz. Não teríamos como conseguir uma casa dessas. É muito bonita e fico emocionada”, relatou.

Sentimento semelhante foi manifestado pelo aposentado João Batista dos Santos que definiu a entrega como um presente para toda a vida. “Eu agradeço muito a Deus. É um presente para toda a vida”, afirmou.

Imóveis quitados para beneficiários do Bolsa Família e do BPC

Durante a visita a Chapadinha, o ministro Jader Filho lembrou que tanto os novos imóveis entregues pelo Minha Casa Minha Vida quanto os antigos estão quitados pelo Governo Federal para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Bolsa Família.

“Basta procurar a Caixa Econômica Federal. Isso vale tanto para as pessoas que já moravam no Minha Casa Minha Vida e os contemplados com novas unidades habitacionais que participarem do programa Bolsa Família ou receberem o BPC, Benefício de Prestação Continuada”, afirmou Jader Filho.

– Publicidade –

Outros destaques