segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Manutenção preventiva de instalações elétricas ajuda a evitar acidentes

A segurança das instalações elétricas internas é um tema de vital importância, muitas vezes negligenciada, até que acidentes trágicos ocorram, alguns com vítimas fatais. Casos que estão no noticiário frequentemente, como incêndios em apartamentos destruindo total ou parcialmente o imóvel e mortes por choques elétricos ao usar algum eletrodoméstico, são alguns exemplos comuns.

Anualmente, inúmeros incidentes relacionados à eletricidade são registrados em residências e empresas, resultando em ferimentos graves ou mortes. Especialistas em Segurança da Equatorial Maranhão enfatizam que, muitos desses acidentes, poderiam ser evitados com medidas preventivas simples e mais conscientização por parte das pessoas.

“Vale lembrar que, instalações sem manutenção ou malfeitas, sobrecarga de tomadas e o uso de equipamentos danificados, são grandes ameaças à segurança doméstica”, alertou o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.

Ele destaca ainda que, o projeto elétrico do imóvel precisa atender as normas técnicas regularizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “A manutenção preventiva precisa ser feita periodicamente, para evitar transtornos em casa, situações como: aquecimento de interruptores e tomadas; cheiro de queimado; curtos ao conectar aparelhos nas tomadas ou aparelhos danificados com frequência. Tudo isso pode significar que sua instalação precisa de reparo imediato”, recomendou o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão.

Ele ainda reforça que, para realizar manutenções nas instalações de forma segura, é primordial a contratação de um profissional com qualificação na área elétrica. “Instalar a fiação elétrica ou fazer a manutenção nas instalações internas é um trabalho que oferece risco e precisa ser feito por um especialista na área, por isso, sempre opte pela sua segurança e da sua família em seu lar ou estabelecimento comercial”, advertiu Gabriel.

DICAS DE SEGURANÇA COM AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

  1. Instalações irregulares: É crucial que as instalações elétricas sigam as normas técnicas vigentes. Instalações mais antigas devem ser periodicamente inspecionadas e, se necessário, substituídas. Muitas casas ainda têm fiações que não suportam a carga elétrica dos aparelhos modernos, o que pode causar sobreaquecimento e incêndios.
  2. Sobrecarga de tomadas: A prática comum de ligar vários aparelhos em uma única tomada, usando benjamins, pode resultar em sobrecarga e curtos-circuitos. Especialistas recomendam o uso moderado de filtros de linha e a preferência por tomadas individuais para aparelhos de maior consumo.
  3. Equipamentos Danificados: Fios desencapados, plugs danificados ou equipamentos que apresentam mau funcionamento, são riscos potenciais. Eles não apenas consomem mais energia, mas também podem ser a causa de acidentes graves. A recomendação é verificar periodicamente as condições dos equipamentos elétricos e repará-los ou substituí-los conforme necessário.

Além de evitar danos materiais significativos, como incêndios que podem consumir uma residência inteira, a prevenção de acidentes elétricos é crucial para proteger a vida. Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), mais de 50% dos acidentes com eletricidade resultam em ferimentos graves ou morte.

“A prevenção começa com a educação. Conhecer os riscos e como evitá-los pode salvar vidas”, destacou Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

Para uma maior segurança, antes de qualquer serviço que envolva a eletricidade em casa, é fundamental o desligamento do disjuntor no quadro de distribuição, assim se evita possíveis acidentes.

Além disso, ao realizar manutenções na fiação, é necessário que o projeto elétrico do imóvel seja feito de acordo com a carga da residência, considerando todos os aparelhos e/ou lâmpadas sendo utilizadas simultaneamente.

A Equatorial Maranhão informa ainda que, em casos de acidentes elétricos, nunca toque na vítima antes de desligar o disjuntor geral e entre em contato com o Corpo de Bombeiros (193) e Samu (192) para assistência médica ao acidentado.

A prevenção de acidentes elétricos em ambientes internos não é apenas uma questão técnica, mas um imperativo de saúde pública. Com medidas simples, como a manutenção adequada das instalações e o uso consciente de equipamentos elétricos, é possível evitar muitas tragédias. A chave para um ambiente seguro está na conscientização e na responsabilidade de cada indivíduo.

– Publicidade –

Outros destaques