O Maranhão mantém destaque na geração de empregos. Em novembro, o estado registrou um saldo positivo de 1.419 vínculos formais, resultado de 19.889 desligamentos e 21.308 admissões, consolidando o nono mês consecutivo de crescimento no mercado de trabalho. A informação foi divulgada na sexta-feira (10) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) na Nota de Mercado de Trabalho Maranhense.
No acumulado do ano até novembro de 2024, foram criados 23.218 novos vínculos empregatícios, elevando o número total de trabalhadores formais no estado para 665.952. Entre os setores que mais contribuíram para o saldo positivo, o Comércio se destacou com 1.085 novos vínculos, impulsionado pelas atividades de “Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios”, que adicionou 268 empregos, e “Comércio Varejista de Calçados”, que adicionou 170. No setor de Serviços, a área de “Atividades de Apoio à Gestão de Saúde” teve destaque, com 543 admissões líquidas.
Os setores da Indústria e da Agropecuária também apresentaram saldos positivos, com a criação de 59 e 6 novos vínculos, respectivamente. Por outro lado, o setor da Construção registrou uma redução de 331 vínculos, especialmente nas atividades de “Construção de Rodovias e Ferrovias” e “Montagem de Estruturas Metálicas”.
Para mais informações sobre o mercado de trabalho maranhense, acesse a publicação completa no site www.imesc.ma.gov.br