domingo, 28 de abril de 2024

Maranhão International Cup de Beach é lançado oficialmente em São Luís

A primeira edição do Maranhão International Cup, competição de beach soccer que reunirá as seleções principais do Brasil, Emirados Árabes, Estados Unidos e Marrocos, foi lançada oficialmente na tarde de domingo (17), em solenidade no Rio Poty Hotel, em São Luís. O Maranhão Cup ocorre entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2024, com todas as partidas sendo realizadas na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, na capital maranhense.

O Maranhão Cup, que conta com os apoios do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), é um torneio internacional e preparatório para a Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa 2024. Confirmadas no Maranhão Cup, as seleções do Brasil, dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes vão disputar a próxima edição do Mundial, que será realizada entre os 15 e 25 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes.

O lançamento da primeira edição da Maranhão Cup contou com a presença do gerente de beach soccer da CBF e presidente da FMBS, Eurico Pacífico, do empresário Fernando Sarney, da secretária nacional de Esporte de Alto Desempenho, Iziane Castro, e do secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Naldir Lopes, além de grandes nomes do beach soccer maranhense, como Datinha, Adriele Rocha e o treinador Chicão Castelo Branco, atualmente na seleção do Peru.

“O atleta de Seleção é uma vitrine. Quando você traz competições desse nível e aproxima essa Seleção do grande público, você incentiva meninos a serem um Datinha da vida. Acho que é essa a grande função da Seleção, com os ídolos se aproximando de seus fãs e incentivando a prática das crianças ao esporte, ainda mais com o Datinha defendendo a Seleção Brasileira no Maranhão pela primeira vez”, afirma Iziane Castro.

“É muito importante o Maranhão sediar uma competição internacional. Quero agradecer ao Governo Federal, na pessoa do ministro André Fufuca, ao governo do Estado, ao governador Carlos Brandão e ao secretário Naldir Lopes. A gente fica satisfeito, porque o Brasil está em um momento fundamental, visando a preparação para a disputa da Copa do Mundo, e ter uma competição dessas no Maranhão engrandece muito a modalidade”, destacou Eurico Pacífico.

Fórmula de disputa

Durante o lançamento do Maranhão Cup, foi divulgada a tabela oficial e a fórmula de disputa da competição. As quatro seleções duelam em turno único, e o campeão será quem somar mais pontos. O Brasil enfrentará, na ordem, Estados Unidos, Marrocos e Emirados Árabes, e a entrada para acompanhar as partidas do Maranhão Cup será 1kg de alimento não perecível. Um dos destaques da Seleção Brasileira é o ala maranhense Datinha, que vive a expectativa de defender o país em seu estado pela primeira vez.

“Essa competição terá um sabor mais importante, por ser em casa. Espero fazer uma boa competição e ajudar a Seleção Brasileira, representando o Maranhão da melhor maneira possível. Chamo a torcida para que possa lotar a Arena e nos ajudar em busca desse título”, ressalta Datinha, que é o camisa 10 do Brasil.

– Publicidade –

Outros destaques