Maranhão
Maranhão já teve 454 focos de incêndio no mês de outubro
Publicado
4 meses atrásem

Uma extensa massa de ar seco cobre a Região Nordeste do Brasil e vem afastando a possibilidade de chuva na maioria das áreas. Com a situação de estiagem prolongada, o risco de fogo nas matas aumenta bastante e o estado do Piauí está liderando o ranking no número de queimadas no Nordeste até agora neste mês de outubro. Levando em conta o ranking de queimadas no Brasil, o Piauí aparece em segundo lugar, atrás apenas do estado do Pará, pertencente a Região Norte.
O monitoramento por satélites mostra 467 focos de fogo no Piauí nas últimas 48 horas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em seguida, aparecem o Pará com 322, Tocantins com 283, Bahia com 276, Rondônia com 212, Maranhão com 190, Minas Gerais com 173, Amazonas com 133, Mato Grosso com 92 e o Ceará 75 focos.
Na lista geral do Brasil, o Piauí vem em segundo lugar entre os dez estados que mais queimaram no período do dia primeiro a dez de outubro. O total de focos de fogo é de 941, 20% a mais do que o mesmo período de 2017.
Em primeiro lugar no ranking no Brasil está o Pará, com total de 1295 focos de fogo. Analisando somente a Região Nordeste, além do Piauí, também estão em destaque os estados da Bahia e do Maranhão, com 637 e 454 focos de incêndio, respectivamente.
Risco de fogo permanece elevado
O risco de fogo vai permanecer elevado sobre todo o interior do Nordeste. “É importante lembrar, que o mês outubro é normalmente de pouca chuva na Região, mas este ano está chovendo menos do que deveria no sul do Piauí, no sul do Maranhão e no oeste da Bahia”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim. “Para piorar a situação essa primavera não será favorável à chuva nessas áreas, e a chuva na maior parte do Piauí só deve recomeçar no final da estação”, completa Pegorim.
Outro agravante é o calor intenso que faz na Região nesta época do ano. Em áreas do sertão, a temperatura máxima está chegando perto dos 40°C diariamente. A umidade relativa do ar extremamente baixa, perto de 20% ou menos em muitos municípios do interior, afasta qualquer chance de chuva.
Como fica o tempo no feriadão?
Algumas rápidas de pancadas de chuva têm sido observadas pelo litoral leste nordestino. Essa tendência se mantém durante o feriado prolongado de 12 de outubro.
O sul do Maranhão pode ter uma chuva rápida e localizada nesta sexta-feira (12) e o norte do Maranhão e do Piauí, inclusive as capitais São Luís e Teresina, também terão algumas pancadas de chuva no próximo domingo (14). Apesar da previsão, essa chuva não vai reverter a situação do alto índice de queimadas nos estados.
Veja também
-
Bombeiros fazem vistoria na Barragem de Pericumã e identificam necessidade de reparos
-
FOGUETE NO CAMPO DE PERIS: Veículo é flagrado a mais de 200 km/h na BR 135
-
“Flávio Dino é uma alternativa em 2022”, afirma Gastão Vieira
-
Período de pré-carnaval tem alto índice de roubos de celulares
-
Confira as alterações de trânsito no centro de São Luís para o pré-carnaval
-
Polícia apresenta quadrilha suspeita de envolvimento em crimes com o uso do WhatsApp

Polícia apresenta quadrilha suspeita de envolvimento em crimes com o uso do WhatsApp

“Flávio Dino é uma alternativa em 2022”, afirma Gastão Vieira

Dupla é baleada por motorista que reagiu a tentativa de assalto na Cohab

Confira as alterações de trânsito no centro de São Luís para o pré-carnaval

Saiba as vantagens e desvantagens da Tarifa Branca nas contas de energia

Os Analistas recebem o novo secretário de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira

Prefeitura de São Luís realiza audiência para revisão do plano diretor

Sampaio Corrêa apresenta seu novo técnico

Os Analistas recebem o novo secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Rodrigo Lago

Pais têm dificuldades para fazer matrículas online

