sábado, 24 de fevereiro de 2024

Maranhão recebe mais de 40 mil doses de vacina contra a dengue

Close-up of a mosquito on human skin

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, receberá a primeira remessa da vacina contra a dengue (Qdenga) nesta segunda-feira (12), às 14h. Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde envia ao estado 40.610 doses. Ao todo, 10 estados receberão o primeiro lote de doses do imunizante. No Maranhão, as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara foram as escolhidas.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a imunização vai começar pelas crianças de 10 e 11 anos, e avançará a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante e distribuídos aos estados. 

Segundo o Ministério, o início da vacinação por essa faixa etária é uma estratégia para que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo inicial, de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

– Publicidade –

Outros destaques