quinta-feira, 30 de maio de 2024

Maranhenses selecionados para regional da OLP

O Maranhão teve 14 estudantes selecionados para a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – “Escrevendo o Futuro”, que será realizada de 28 de outubro até 19 de novembro. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, e premia textos produzidos por alunos de escolas públicas de todo o país nos gêneros Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião, além de promover a formação de professores da rede pública.

 

Participam da OLP estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal. A comissão julgadora estadual recebeu 363 textos das comissões julgadoras municipais, dos quais 67 artigos de opinião, 90 crônicas, 94 memórias literárias e 112 poemas. Os textos foram submetidos a várias leituras de dois avaliadores e os melhores textos passaram por uma nova avaliação de uma nova equipe.

 

O Estado terá na fase regional, quatro textos de artigo de opinião, quatro de crônica, três de memórias literárias e três poemas.

 

A OLP é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.

 

Realizado a cada dois anos, o concurso de produção de textos é dividido nas categorias Poema, para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, Memórias, voltado para os estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, Crônicas, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio e Artigo de Opinião, estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

 

Em todo o Brasil, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, o que permitirá a presença de cada estado brasileiro e do Distrito Federal nos quatro gêneros.

 

– Publicidade –

Outros destaques