quarta-feira, 14 abril, 2021
Início Mais Notícias Campanha Março Mulher incentiva a sororidade e empatia femininas durante a pandemia

Campanha Março Mulher incentiva a sororidade e empatia femininas durante a pandemia

O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher, realiza entre os dias 1º e 30 de março, a programação da campanha “Março Mulher: De onde eu estiver, ajudo uma mulher”, visando enfraquecer estigmas, fortalecer movimentos contra a violência doméstica, contra as injustiças profissionais e contra as desigualdades de gênero, em São Luís.

A campanha foi pensada a partir de dados do IBGE durante a pandemia, que revelam que mais de 30 milhões de famílias são chefiadas, hoje, por mulheres empreendedoras, que estão à frente de seus pequenos negócios para levar o sustento aos seus lares, mas com a necessidade de confinamento podem estar enfrentando dificuldades financeiras, sociais e psicológicas.

Dentro desse contexto, a campanha tem como foco a sororidade, esse conceito tão importante para o universo feminino, que evidência a reciprocidade das mulheres, umas para com as outras, resultando na empatia feminina.

O mote “De onde eu estiver, ajudo uma mulher” foi escolhido justamente por sintetizar genuinamente a concepção da palavra sororidade, que remete ao conceito de união feminina em um momento tão complicado como o que estamos vivendo, para incentivar que as mulheres ajudem umas às outras da forma que puderem.

As atividades desenvolvidas fazem parte das ações do Governo do Estado para garantir os direitos das mulheres, através de políticas públicas. A programação acontecerá durante todo o mês de março, e tem como objetivo oferecer treinamento e capacitação para gestores públicos, corpos técnicos de secretarias municipais, defensores públicos, bem como, levar saúde preventiva e informação, através das ações desenvolvidas pela Carreta da Mulher.

Ações da Campanha

A Secretaria do Estado da Mulher organiza a programação que inclui: capacitação das gestoras; curso de capacitação sobre o Aluguel Maria da Penha para defensores públicos; ampliação do aplicativo “Salve Maria” para a região Tocantina; ônibus da Hemomar para doação de sangue dos servidores; seminário “A Mulher e o Mundo do Trabalho”, com lançamento de cursos de capacitação para a sociedade civil; lançamento da carta para as mulheres; lançamento do Selo Amigo da Mulher; ações da Caravana da Mulher Maranhense nos municípios de Santa Luzia do Pará, Bela Vista, Santa Inês, Pindaré e Mirador, com capacitação “in loco” para as gestoras; Ônibus Lilás promovendo palestras, rodas de conversas e orientações jurídicas, bem como atendimento psicológico e assistência social para os municípios de Vitorino Freire, Olho D’Água, São Luís Gonzaga e Alto Alegre.

Programação de ações

A programação decorre em referência ao mês da mulher, e propõe o enfrentamento da violência doméstica, além de colocar em pauta a garantia dos direitos das mulheres em todas as esferas.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -