quarta-feira, 19 de junho de 2024

Após retirada de óleo, Marinha inicia remoção de minério do Stellar Banner

Foto: Reprodução

Foi iniciada nesta quinta-feira (16) a operação de remoção de carga de minério do porão nº 4 do navio mercante Stellar Banner, segundo informações da Marinha do Brasil (MB).

Segundo nota divulgada a imprensa, essas operações seguem as orientações da análise técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama). Os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação.

Entenda

O Navio Stellar Banner precisou ser encalhado propositalmente para evitar naufrágio no dia 25 de fevereiro. Segundo informações da Capitania dos Portos do Maranhão, foram identificados dois vazamentos avante da embarcação, que permitia a entrada de água nos compartimentos de carga.

O navio tinha cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no tanque, que foram retiradas em operação que acabou na semana passada. O navio carrega cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro pertencentes à mineradora brasileira Vale.

– Publicidade –

Outros destaques