sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

MEC suspende FIES e quer explicações de faculdades

Ministro Cid Gomes quer saber porque reajuste em mensalidades ultrapassou a inflação no período.

 

O Ministério da Educação suspendeu a concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Só em São Luís, 14 universidades e faculdades particulares participam do programa do Governo Federal, de acordo com o site do Ministério da Educação. 

 

De acordo com o ministro da Educação, Cid Gomes a suspensão aconteceu apenas às instituições que reajustaram o valor de suas mensalidades acima da inflação para o período (4,5%). Gomes disse que vai aguardar explicações para o reajuste para liberar, novamente, o repasse. 

 

O portal da TV Guará entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Educação para saber quais faculdades ou universidades tiveram o programa suspenso, entretanto, até o momento nenhuma resposta foi enviada. 

 

Somente na capital maranhense, 14 instituições participam do Programa do Governo Federal. O nome da IES constante na lista pode não ser o mesmo usado em divulgações. São elas:

 

FACULDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS AVANÇADOS;

FACULDADE DEVRY DE SÃO LUÍS;

FACULDADE DO ESTADO DO MARANHÃO;

FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS;

FACULDADE LABORO;

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU;

FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUIZ;

FACULDADE PITÁGORAS DO MARANHÃO;

FACULDADE SANTA FÉ;

FACULDADE SANTA TEREZINHA;

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR;

INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA;

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO;

UNIVERSIDADE DO CEUMA – UNICEUMA.

 

Para saber quais as demais instituições participantes do programa do Governo Federal, acesse o site do FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html

 

O que é o FIES:

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

 

– Publicidade –

Outros destaques