Na manhã desta sexta (28) o governador do Maranhão, Flávio Dino, realizou mais uma coletiva com foco na divulgação das novas medidas a serem aplicadas no estado.
Variante indiana e novo decreto
No primeiro momento, Dino confirmou que, o paciente indiano presente no estado se encontra internado em um hospital privado da capital, a UDI. Reafirmou ainda que, não há transmissão local da nova variante.
Também na oportunidade o governador falou sobre o novo decreto, o 36.758, de 25 de maio de 2021, que determina que hotéis, apart-hotéis, hosteis, albergues e demais estabelecimentos de hospedagem localizados no estado devem informar à Secretaria de Estado da Saúde sobre a movimentação dos clientes que tenham chegado de viagem, vindos do exterior do país (incluindo check-in e check-up). Além disso, todos os laboratórios que realizarem testes de Covid-19 devem informar o Laboratório Central de Referência em Saúde Pública – LACEN.
O decreto determina também que a Secretaria de Estado da Saúde deve ser comunicada previamente sobre desembarque de passageiros dentro do Maranhão para que possam preparar as medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19.
Medidas sanitárias
Pessoas pertencentes ao grupo de maior risco, que se encontram afastadas dos seus postos de trabalho e que, porventura, por algum motivo, estejam se negando a tomar a vacina já disponível para o seu grupo, devem assinar um termo eretornar ao trabalho.
A partir deste sábado (29) os profissionais do setor de comunicação começam a ser vacinados dentro das empresas. Em relação aos demais grupos de comunicação, Flávio Dino confirmou que a vacina chegará para todos os profissionais, mesmo aqueles que se encontram fora das grandes empresas.
Mais informações sobre como funcionará a vacinação desses profissionais serão divulgadas em breve.
Todas as demais medidas restritivas anteriormente anunciadas serão mantidas até o dia 7 de junho.