sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Menos de 25% dos eleitores maranhenses ainda não fizeram biometria

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão estabeleceu como meta biometrizar todos os eleitores maranhenses para as próximas eleições municipais em outubro. O recadastramento obrigatório de eleitores usando a impressão digital, foto e assinatura como formas de identificá-los continua acontecendo. Até dezembro o TRE-MA pretende realizar a biometria em cerca de 1 milhão de pessoas (24%) dos mais de 4 milhões e 500 mil aptos a votar no estado.

Na próxima semana, esclarecimentos sobre a segurança do processo eletrônico de votação através da identificação biométrica do eleitor serão feitos em mais duas cidades. No dia 11 de junho, às 9h e 15h, respectivamente, as cidades de Miranda e Cantanhede, onde o período de recadastramento biométrico obrigatório iniciará em breve, vão ser visitadas.

Em Miranda, a audiência pública começará às 9h, na Câmara Municipal, localizada na Avenida do Comércio, 183 – Centro. Já em Cantanhede será às 15h, também na Câmara Municipal, situada na Avenida Deputado Lister Caldas, s/n – Centro.

Estão convidados a participar lideranças políticas, comunitárias, religiosas, conselheiros, educadores, estudantes e imprensa, assim como qualquer interessado no tema, pois o objetivo da Justiça Eleitoral maranhense é destacar como a biometria contribui para o fortalecimento da democracia ao inibir possíveis fraudes.

Em 2020 o TRE-MA vai comandar o processo eleitoral em 217 municípios maranhenses que vão escolher os novos prefeitos e vereadores.

– Publicidade –

Outros destaques