sábado, 26 de novembro de 2022

Mês das Crianças: ações do Projeto ‘Cidadania e Leitura’ movimentam bibliotecas comunitárias no Itaqui-Bacanga

Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto ‘Cidadania e Leitura’

A programação do Projeto ‘Cidadania e Leitura’ marca este Mês das Crianças na área Itaqui-Bacanga. O roteiro inclui atividades na Biblioteca Comunitária Maria Aragão, da Vila Bacanga (sábado, 8, às 15h); na Biblioteca Comunitária Phelipe Andrès, da Vila Ariri (terça-feira, 11 de outubro, às 15h); e tem como destaque a inauguração da Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso, na Vila Embratel (sábado, 15, às 16h30).

“Essa é a melhor maneira de celebrar as nossas crianças, oferecendo leitura, educação, cultura e arte, contribuindo para que tenham mais conhecimento e oportunidades. Esses são, também, objetivos das bibliotecas entregues pelo projeto a essas comunidades”, ressalta a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do ‘Cidadania e Leitura’, que é desenvolvido pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA).

O roteiro em homenagem às crianças começa na Biblioteca Comunitária Maria Aragão, da Vila Bacanga, no sábado (8 de outubro), às 15h. A programação destaca Exposição de livros, Contação de História, brincadeiras populares, o Carro Biblioteca da SAB, com seu rico acervo, apresentação do Palhaço Mixaria Show e do espetáculo infantil “O Baú de Histórias”, com o grupo Pique Esconde Artes. Para fechar, um delicioso lanche produzido por pequeno empreendedor da área.

Na terça-feira (11 de outubro), véspera do Dia das Crianças, a partir das 15h, a programação será na Biblioteca Comunitária Phelipe Andrès, da Vila Ariri. Exposição de livros, Carro Biblioteca da SAB, Contação de histórias, apresentação do Palhaço Mixaria Show e do espetáculo “Caravana de Bonecos”, com Silvana Cartágenes, marcarão a programação.

Inauguração

No sábado (15), às 16h30, haverá a inauguração da Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso (Vila Embratel), a terceira entregue pelo projeto no Itaqui-Bacanga. Assim como nas demais, o evento terá presença de autoridades e da comunidade e destacará atividades diversificadas de incentivo à leitura.

Os moradores aprovam e participam da iniciativa. “É um prazer participar de atividades como essas na biblioteca, que é a realização de um sonho da nossa comunidade. As crianças, agora, têm acesso a um acervo maior e a clássicos da literatura”, observa Antônio Francisco Oliveira, técnico de informática, morador e associado da ACIB Vila Isabel, que abrange a área da Vila Bacanga.

– Publicidade –

Outros destaques