quarta-feira, 19 de junho de 2024

Mês de junho continua com bandeira tarifária verde para consumidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que manterá a bandeira tarifária verde para o mês de junho, chegando assim, na marca de 26 meses consecutivos em que os consumidores não possuem custo adicional nas contas de luz, para além do que é gasto nas residências ou estabelecimento.

As bandeiras tarifárias, criadas em 2015 pela agência reguladora indicam os custos de geração de energia no Brasil e reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Embora seja um alívio para os consumidores, é fundamental manter a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica, evitando desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

“Para economizar energia e contribuir com o meio ambiente, algumas práticas simples podem fazer toda a diferença”, destaca a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Laíse Rabelo. “Desconectar da tomada os aparelhos que não estão em uso é uma medida fundamental. Além disso, optar por eletrodomésticos com selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, especialmente aqueles com classificação ‘A’, garante uma maior eficiência no consumo, desligar o interruptor quando sair de um cômodo também podem garantir economia na sua conta de luz”, completa.

A Distribuidora reforça a importância de seus clientes continuarem com hábitos de consumo conscientes. Confira dicas para usar a energia sem desperdício:

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior.
  • Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade.
  • Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes;

Os consumidores que se enquadram no grupo de baixa renda, podem economizar ainda mais ao receber até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.

Para mais informações sobre as condições e o cadastro na Tarifa Social, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Maranhão: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: http://www.equatorialenergia.com.br/; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Distribuidora e APP Equatorial.

– Publicidade –

Outros destaques