quinta-feira, 1 de maio de 2025

Mineradora promove campanha de segurança na ferrovia durante Carnaval

A campanha da Vale está acontecendo ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC), em diferentes pontos da EFC, tanto no Maranhão quanto no Pará, pois a ferrovia percorre 27 municípios entre os dois estados, cruzando mais de 300 comunidades. O objetivo da campanha é de conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de adotarem comportamentos seguros ao cruzar a ferrovia durante o Carnaval.
De acordo com a gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, Andreia Andrade é comum nesta época a realização de festas próximas à linha e o aumento de veículos e motocicletas cruzando a via: “Decidimos manter a campanha mesmo com os decretos locais por conta do feriado prolongado, pois observamos que existem festas particulares e aglomeração em bares ao longo da ferrovia. Com isso, aumenta o consumo de bebidas e a atenção ao cruzar a via pode ser comprometida. Não dá para descuidar da segurança e arriscar a vida. Vamos atuar juntos para evitar que acidentes fatais ou materiais aconteçam e que seja um período apenas de alegria e tranquilidade”, afirmou.
A Vale informou ainda que mantem a campanha de carnaval mesmo com a suspensão das festividades em alguns municípios devido à pandemia de Covid-19.
DICAS PARA EVITAR ACIDENTES
Já ouviu falar em Pare, Olhe e escute? Pois é, perto da ferrovia é preciso redobrar a atenção e jamais atravessar quando o trem estiver vindo. Este cuidado é fundamental porque um trem, diferente de um carro leve, pode percorrer cerca de um quilômetro antes de parar completamente, mesmo com os freios de emergência acionados.
Antes de cruzar uma ferrovia, siga as orientações:
– Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha do trem;
– Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados;
– Se beber, não dirija. Nunca tente cruzar a ferrovia após ter consumido bebida alcoólica. Isso diminui seu nível de atenção e pode causar acidentes;
– Não ande ou brinque sobre os trilhos;
– Não estacione seu carro próximo a linha férrea. Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;
– Não tente passar por baixo dos vagões enquanto o trem está parado. Ele pode se movimentar a qualquer momento;
– Evite andar a pé ou de bicicleta próximo à ferrovia e não pegue carona nos vagões
Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue para o Alô Ferrovias 0800 285 7000.

– Publicidade –

Outros destaques