quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Ministério Público denuncia vereador de Benedito Leite (MA) por nepotismo

Baltazar Ribeiro teria contratado mulher com quem ele teria união estável (Foto: Divulgação)

O vereador do município de Benedito Leite, Baltazar Ribeiro de Almeida foi ajuizado pelo Ministério Público por ato de improbidade administrativa no último dia 18 de dezembro. Ele foi acusado de nepotismo na época em que era presidente da Câmara Municipal. A acusação se deu após a contratação de Joscilene Carreiro Portela para o cargo de tesoureira do orgão.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo promotor de justiça Renato Ighor Viturino Aragão, de São Domingos do Azeitão, da qual Benedito Leite é termo judiciário.

No início de 2019, por meio da Ouvidoria do MPMA, a Promotoria de Justiça de São Domingos do Azeitão recebeu denúncias sobre a prática de nepotismo na Câmara de Vereadores de Benedito Leite. Ouvida no Ministério Público em 7 de agosto, Joscilene Portela afirmou que convive em união estável com Baltazar de Almeida desde março de 2017 e que ocupou o cargo de tesoureira da Câmara Municipal até o final de 2018.

Em seu depoimento, Baltazar disse que a sua companheira trabalhou como tesoureira na Câmara Municipal durante toda sua gestão (2017-2018) e que Joscilene não possuía conhecimentos técnicos na área de contabilidade para ocupar tal cargo. Tais circunstâncias denotam o interesse particular do ex-gestor em detrimento da lisura e eficiência do serviço público, configurando ato de improbidade administrativa.

Pedidos
O Ministério Público requer, a condenação dos demandados nas sanções previstas na Lei da Improbidade Administrativa, as quais incluem: ressarcimento integral do dano; perda da função pública e suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

– Publicidade –

Outros destaques